Na viagem para o Atacama no Chile, que tal entrar dentro de um cânion e conhecer algumas piscinas naturais com temperatura super agradável? O passeio até Termas de Puritama é a melhor opção para quem cansou de aventura e quer relaxar um pouco no Deserto do Atacama.
E bota relaxamento nisso. As águas quentinhas e calmas (o tour que fizemos oferece até massagem inclusa) são perfeitas para passar algumas horas de bem com a vida.
O paraíso só acaba na hora de sair da água quentinha das termas: o choque térmico com a temperatura fora da água é intenso. Melhor deixar a roupa pertinho, ou que tal um delicioso roupão (outra cortesia do tour da FlaviaBia Expediciones).
Mas para quem está com o tempo curto, será que vale a pena priorizar esse passeio no Atacama? Confira a seguir nossa opinião.
Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?
Passeio oferece experiências agradáveis no Deserto do Atacama, em piscinas naturais com temperaturas quentes
No meio do Deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo, que tal fazer um passeio até as Termas de Puritama?
Nesse lugar de contrastes e de paisagens tão incríveis, era nosso último dia no Atacama e o pessoal da FlaviaBia Expediciones escolheu um passeio para a gente relaxar. O legal é que esse passeio é de meio período, então é bem fácil encaixar em alguma janela do seu roteiro de viagem no Atacama.
Aliás, fica a dica. Na hora de organizar a sua viagem para o Atacama, entregue o planejamento nas mãos de quem conhece bem o lugar. Nós definimos quais eram os lugares que eram imperdíveis na nossa lista, e a equipe da agência se preocupou em organizar toda a grade de passeios para nós.
Passeios de maior altitude, por exemplo, devem ser evitados nos primeiros dias, quando a gente ainda está se acostumando. O Valle de la Luna, por exemplo, é um dos lugares que você pode puxar para o início da viagem. E passeios para relaxar, podem ser deixados para o final da viagem, quando a gente já está em um pique mais relax da viagem. É o caso das Termas de Puritama.
Antes mesmo de chegar em San Pedro de Atacama, cidade base para fazer os passeios, entre em contato com o pessoal da FlaviaBia Expediciones por esse formulário de contato e peça um orçamento sem compromisso.
[wpforms id=”18906″ title=”false” description=”false”]
Salve esse Pinterest para consultar depois
Termas de Puritama: como funciona o passeio
Não é preciso acordar tão cedo
O passeio para as Termas de Puritama começa às 8h30, um dos horários mais tranquilos entre todos os tours que fizemos. Só para você ter uma ideia, tem tour que começa às 5h da manhã.
Nesse horário, a van da FlaviaBia nos buscou em nosso hostal e passou para buscar outros passageiros.
Deixamos esse passeio para o último dia mesmo, e naquele mesmo dia iríamos voltar para Calama. Tivemos que deixar as malas prontas, já que o horário do check out do hotel era até às 11h e voltaríamos depois das 13h. Tudo bem tranquilo, o pessoal da nossa hospedagem era bem atencioso.
O trajeto de San Pedro do Atacama até Puritama leva cerca de 1 hora. Tem gente que vai por conta própria, mas na minha opinião é melhor evitar, já que a proposta é relaxar mesmo.
Não há lugar para estacionar na entrada das termas, é preciso deixar o carro no estacionamento e de lá ir caminhando cerca de 500 metros. Para quem vai de tour, a van deixou a gente na entrada (não foi preciso caminhar) e depois retornou para o estacionamento. Idem na hora de partimos, foram nos buscar na entrada do lugar, portanto não foi preciso subir o morro para voltar até o carro.
Aliás, chegar na entrada das termas requer passar por algumas rotas estreitas e vertiginosas. As Termas de Puritama ficam no meio de um cânion, cercado de montanhas, a 3.500 metros de altitude.
Mas também não chegue muito tarde
O lugar é de administração particular e a entrada é um pouco cara, a taxa mais alta do Atacama. São CLP 15.000,00 de entrada, por pessoa (esse valor não está incluso no preço do tour, leve dinheiro para efetuar o pagamento). A partir das 14h há desconto no valor da entrada.
O valor da entrada é revertido para as comunidades locais.
Lógico que o lugar é incrível e a infraestrutura é ótima, mas sinceramente, achei que as termas estavam lotadas demais para o meu gosto.
Graças a boa organização da agência, nosso grupo foi um dos primeiros a chegar. Isso garante que a gente tivesse alguns momentos de puro relaxamento nas termas, antes que elas começassem a lotar.
Infraestrutura
O lugar oferece estrutura de vestiário, banheiros, armários e uma área com mesas para as refeições. Confesso que nem entramos no vestiário, tiramos a roupa e deixamos ali perto dos guias. Não esqueça de pegar o seu roupão da FlaviaBia. Apesar das águas serem quentinhas, fora da água faz um pouco de frio e é bom ter os roupões sempre por perto.
Entre as piscinas, existem passarelas de madeira. É tudo bem organizado e bonito, pelo menos o investimento da entrada é revertido para uma boa estrutura.
Oito Piscinas Termais e Massagem
São 8 piscinas termais (com temperatura entre 32 e 34 graus), sendo que a primeira piscina é de uso exclusivo para convidados. Logo que chegamos, fomos direto para a última. Junto com os guias, nosso grupo também é acompanhado por uma massagista (exclusividade da FlaviaBia Expediciones).
A experiência da massagem nas Termas de Puritama é incrível. Com bóias nas pernas, a nossa massagista propõe uma experiência de relaxamento naquelas águas deliciosas. Além dos efeitos terapêuticos da água, a massagem propõe uma experiência profundamente prazerosa. São 10 minutos para ninguém botar defeito.
Depois disso, temos bastante tempo livre para escolher qualquer uma das piscinas. Aproveitamos esse tempinho em que as piscinas ainda estavam vazias para tirar algumas fotos.
Infelizmente, o resto dos visitantes começou a chegar e muitas delas ficaram um pouco cheias, até mesmo as termas mais distantes.
As piscinas não são muito grandes, então a sensação de privacidade fica ainda mais prejudicada. Pessoalmente, me incomoda lugares com muita gente, então acabei não aproveitando tanto.
Mas enfim, para quem não liga para isso, dá para curtir bem. E como são 7 piscinas termais (já que a primeira estava fechada), dá para ir alternando conforme a lotação de cada uma.
Hora do Coquetel
Já por volta das 11h30, todo mundo começa a voltar para a estrutura das mesas, onde os guias já tinham organizado uma mesa maravilhosa.
Como de costume nos tours da FlaviaBia Expediciones, tudo é montado com bastante esmero e os produtos são de altíssima qualidade. Nossa mesa contou com petiscos, ceviche, camarão, um queijo de cabra delicioso, vinho espumante, cerveja, sucos, frutas e sobremesa. Tudo absurdamente delicioso.
Já comentamos em outro post, mas além dos guias maravilhosos, conhecemos muita gente legal nos passeios da FlaviaBia.
Os tours sempre contam com viajantes brasileiros e muita gente legal, disposta a fazer amizade e num clima bem descontraído. Por isso nosso coquetel, além de delicioso, foi bem divertido.
No final das contas, o passeio até as Termas de Puritama não ficou entre os meus preferidos no Atacama. Valeu a pena, com certeza, mas caso tivéssemos menos tempo, seria um dos tours que poderíamos destacar. De qualquer forma, acabou fechando nossa viagem ao Atacama com chave de ouro.
FICHA TÉCNICA:
Tour: Termas de Puritama
Direção: Deserto do Atacama, Chile
Produção: FlaviaBia Expediciones
Preço: CLP 60.000,00 por pessoa, inclui coquetel. Entrada CLP 15.000,00 (não incluído, pago diretamente no local em espécie) – referência set/2017
Duração: 8h30 às 13h, a equipe busca os passageiros no hotel
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: É um tour bem relaxante, perfeito para fazer no final da viagem no Atacama
O pior: As piscinas ficam um pouco cheias a partir das 10h, o que acaba prejudicando a experiência de relaxamento
Ano: 2017
País: Brasil
Avaliação: ★★★
Confira nosso roteiro completo dessa viagem para o Deserto do Atacama
Leia também
- O lugar mais bonito do Atacama: Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas
- Banho nas lagoas que parecem Caribe: Lagunas Escondidas de Baltinache
Nota: A FlaviaBia Expediciones foi nossa parceira nessa viagem ao Deserto do Atacama. Mesmo os passeios sendo uma cortesia, nossas opiniões são sinceras e só compartilhamos experiências verdadeiras.
4 Comentários
ola! Fabio , preciso de uma ajuda quero da de presente essa viajem para minha amiga parcera gostaria de saber a melhor época,e melhor lugar custo beneficio ,moramos no rio de janeiro nosso sonho conhecer chile…uma grande abraço
Olá Ricardo. Que ideia legal, a sua amiga vai adorar esse presente. Dê uma olhada nesse artigo onde compartilhamos todas as dicas: https://mydiamondcenter.com/2017/10/deserto-do-atacama-roteiro-7-dias.html Abraço grande.
Ola pessoal, preciso de uma ajuda 🙂
Os passeios mais distantes ou perigosos vamos fazer com guia
Mas os passeios de fácil acesso vamos fazer de carro.
Sei que algumas agências não funcionam no dia 24/12 e 25/12, mas gostaria de saber se nestas datas é possível visitar os locais de carro e pagar somente a entrada. Se estão “abertos” para receber pessoas.
Oi Joao. Os lugares ficam abertos durante o ano inteiro, inclusive feriados, pelo menos é o que informa o site oficial do Termas de Puritama (https://termasdepuritama.cl/en/faq/). Mas é interessante confirmar diretamente nos lugares que você pretende visitar. Abraços.