O melhor passeio no Atacama: essa foi a conclusão que tivemos após o tour Piedras Rojas e Lagunas Altiplánicas (Lagunas Miscanti e Miñiques). Em português o passeio chama Lagoas Altiplânicas e Pedras Vermelhas.
Até nosso guia Luis, da FlaviaBia Expediciones, chegava nos lugares e parecia ficar empolgado com as paisagens, que provavelmente já tinha visto muitas vezes. Até questionei se a “rotina” de visitar o mesmo lugar várias vezes acaba tirando o encanto. Os guias dizem que não, e eu acho mesmo provável.
A natureza tem esse poder de despertar sempre novas descobertas. No Atacama, ainda mais, já que as condições climáticas podem variar completamente os cenários.
Vento, sol, lagos congelados e até neve podem modificar, deixar mais lindo ou até inviabilizar a visita a esses lugares. Confira a seguir um pouco mais sobre as belezas de Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas e o que pode mudar na sua visita.
Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas: O Melhor Passeio do Atacama
Nossa viagem para o Atacama aconteceu no mês de setembro, e ainda era possível ver muita neve no topo das montanhas e até mesmo na estrada.
A Lagoa Miñiques, uma das principais atrações desse tour, tinha fechado dois meses por causa da neve. E justamente naquele dia, estava reaberta.
O tour até Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas envolve um pouco de altitude (4.260 metros), mas menos que os tours até o Salar de Tara ou o Geyser del Tatio. Ainda assim fez um pouco de frio, pois ventava pouco. Mas por causa do vento, o frio pode piorar bastante, então é muito importante ir prevenido.
Nota: Devido a incidentes ocorridos em janeiro de 2018 em Piedras Rojas (prática de kitesurf em área de reserva ambiental e pedras pichadas) o acesso a Piedras Rojas foi temporariamente fechado, até que o lugar se prepare para aumentar a fiscalização. Os passeios fazem uma parada em um mirante para contemplar a paisagem de longe.
Nosso traje básico para esses passeios de maior altitude era uma calça segunda pele, uma outra calça por cima e três blusas, que íamos tirando conforme a temperatura aumentava. É o traje cebola, como dizem. Nos pés, meias térmicas e na bolsa, luvas e gorros (que nesse dia não chegamos a usar).
Salve esse Pinterest para consultar depois
1 – Piedras Rojas ou Salar de Águas Calientes III
Nossa primeira parada foi nas Piedras Rojas (Pedras Vermelhas). Na realidade a ordem das paradas também pode variar, conforme o dia.
As pedras possuem essa tonalidade por causa do ferro que oxida, causando a coloração avermelhada. Segundo nosso guia, o nome oficial do lugar é Salar de Águas Calientes III ou Salar de Talar, mas acabou ficando mais famoso com o nome de Piedras Rojas.
Quando chegamos naquele cenário, ventava pouco ou quase nada. O resultado é que as águas do salar estavam paradas, formando um espelho de água absolutamente impressionante. Com certeza uma das imagens mais bonitas que vimos nessa viagem.
Mas esse espelho depende mesmo das condições climáticas, então torça para o vento estar tranquilo. Mais uma das coisas que podem variar conforme a sua visita.
O nosso guia Luis, da FlaviaBia Expediciones, nos acompanhou por alguns pontos, dando explicações e nos dando um tempo para fotos. O tempo para tirar fotos achei um pouco corrido, mas confesso que nós somos exceção, já que além de blogueiros, nós também somos fanáticos por fotografia. Então sempre acabávamos ficando para trás.
Aliás, fique atento às dicas de fotografia, ângulos e poses dos guias. Peça para eles tirarem fotos e peça ideias para fotos criativas. Pela experiência e pela quantidade de vezes que foram ao lugar, eles têm o olhar bem treinado para conseguir os melhores cliques.
A gente apostou nos saltos, mas há quem tire também aquelas fotos divertidas em que as diferentes distâncias e perspectivas são utilizadas.
Café da manhã de frente para Piedras Rojas
Enfim, o tempo passa num instante e logo retornamos para a nossa van, onde foi armada um bela mesa de café da manhã, de frente para o Salar. Nesse dia, a FlaviaBia contava com dois grupos, e as mesas são armadas próximas, assim dá para todo mundo interagir.
No tour do Salar de Tara, que rolou no dia anterior, a gente conheceu uma turma super legal. Pois é, nesse tour até as Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas, a gente acabou caindo em outro grupo.
Mas no café da manhã e almoço todo mundo se encontrou e era super divertido. Até os guias ficavam competindo (de brincadeira, lógico), para ver quem tinha montado a mesa de café da manhã mais legal. E o grupo embarca na brincadeira.
Mais um café da manhã excelente (nesse tinha até ovo mexido, “roubei” algumas barrinhas da FlaviaBia para comer mais tarde) e partimos para o próximo destino.
2 – Laguna Tuyajto
Fizemos mais uma parada para ver a Laguna Tuyajto. Os grupos fazem paradas ou na base do lago (o café da manhã também pode rolar nesse ponto, dependendo do dia e das condições climáticas) ou no alto (preferimos ver de cima).
O lago é lindíssimo, com a coloração azul turquesa e as montanhas nevadas em torno dele. Os flamingos estavam lá, mas vimos bem de longe.
A estrada estava particularmente espetacular. Conforme a nossa van avançava para o próximo destino, fomos contornando o Vulcão Miñiques, que estava com muita neve. No entorno, a paisagem verdejante lembrava mais uma paisagem da Suíça do que de um deserto. Se rolar oportunidade, peça para o guia fazer uma parada e tirar uma foto na estrada.
3 – Laguna Altiplânicas
Laguna Miscanti
E chegou a hora de conhecer a Lagunas Miscanti, uma das mais belas do Atacama.
O cenário da lagoa, de um azul profundo, as montanhas nevadas e até mesmo nosso caminho, com neve, fizeram todo mundo ficar boquiaberto. Aqui rola uma taxa de entrada de CLP 5.000,00.
A parada foi mais contemplativa, já que o excesso de neve impediu que a gente fizesse uma caminhada até a base da lagoa. De qualquer forma, não é permitido chegar muito próximo da lagoa, já que uma espécie de ave faz seus ninhos por ali. Em temperaturas mais frias, a superfície da lagoa congela.
Existe um ponto onde é possível chegar mais perto da lagoa, mas nosso guia optou por não fazer essa parada. Eu pessoalmente adoraria parar em todos os lugares possíveis. Mas é preciso confiar no guia, que sabe como planejar melhor o tempo durante o passeio.
Aliás, planejar bem o tempo e tarefa ainda mais difícil em grupos, já que cada um tem seu ritmo. No entanto, é fundamental para que haja tempo suficiente para curtir os melhores pontos de interesse do tour. Como estamos falando num dos melhores passeios do Atacama, o tour Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas é daqueles que dá vontade de fazer uma parada em cada visual.
Laguna Miñiques
Chegou a hora de visitar a Lagoa Miñiques, aquela que tinha ficado fechada dois meses por causa da neve. Para o guia Luís, que tinha ficado todo esse tempo sem visitar a lagoa, era também uma redescoberta.
O visual novamente é belíssimo, ainda mais com a neve que preenchia algumas áreas em torno da lagoa.
E a gente se empolgou tanto nas fotos que o Luís ameaçou deixar a gente por ali mesmo. Brincadeira, lógico, mas corremos para a van para não deixar ninguém esperando.
E fizemos todo o caminho de volta com todas aquelas imagens e lugares lindos na memória. O guia traz várias outras informações sobre alguns pontos no percurso. A última parada mais emblemática é no Trópico de Capricórnio.
Ali, rolou uma aula de geografia (que poucos foram bem) sobre o Trópico de Capricórnio. O lugar também reserva a oportunidade de conhecer um trecho do Caminho Inca. Trata-se de um percurso que vai de Cuzco até Santiago e que servia para transporte de mercadorias para o povo inca.
O almoço dessa vez aconteceu na própria agência da FlaviaBia Expediciones, onde rolou muita comida boa, bebida (cerveja, vinho e sucos à vontade) e ótimos papos de viagem. Tem coisa melhor?
FICHA TÉCNICA:
Tour: Lagunas Antiplanicas e Piedras Rojas
Direção: Deserto do Atacama, Chile
Produção: FlaviaBia Expediciones
Preço: CLP 90.000,00 por pessoa, inclui café da manhã + almoço. Entrada CLP 5.000,00 (não incluído, pago diretamente no local em espécie) – referência set/2017
Duração: 7h às 16h, a equipe busca os passageiros no hotel e o almoço finaliza o passeio, no escritório da FlaviaBia Expediciones
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: As paisagens são cinematográficas, estão entre os lugares mais bonitos de todo o Deserto do Atacama
O pior: As paradas são muito rápidas, o que dificulta relaxar e curtir um pouco cada lugar visitado
Ano: 2017
País: Brasil
Avaliação: ★★★★★
Confira nosso roteiro completo dessa viagem para o Deserto do Atacama
Leia também nossa experiência de flutuar nas lagoas de sal: Lagunas Escondidas de Baltinache
Antes mesmo de chegar em San Pedro de Atacama, cidade base para fazer os passeios, entre em contato com o pessoal da FlaviaBia Expediciones por esse formulário de contato e peça um orçamento sem compromisso. Não esqueça de mencionar que você é leitor do Viagens Cinematográficas, para conseguir um desconto especial.
[wpforms id=”18906″ title=”false” description=”false”]Nota: A FlaviaBia Expediciones foi nossa parceira nessa viagem ao Deserto do Atacama. Mesmo os passeios sendo uma cortesia, nossas opiniões são sinceras e só compartilhamos experiências verdadeiras.
15 Comentários
Boa noite. As Lagunas Altiplanicas estão fechadas atualmente?
Oi, Brunna. Desde quando visitamos a região, o que fechou foi o acesso até a parte baixa do Piedras Rojas. Agora o acesso é somente até um mirante que você vê o lago de longe. As Lagunas Altiplanicas depende do nível da neve, quando neva muito alguns acessos ficam interditados (principalmente nos meses de julho a setembro). Abraços.
Todos esses passeios foram feitos no mesmo dia? Desculpa, não entendi direito essa questão de tempo/dia. Obrigado.
Oi, Renato. Isso mesmo, todos esses lugares são visitados no mesmo dia e fazem parte desse passeio. Abraços.
Sem dúvida: o melhor passeio! Imperdível! Estive lá no inicio de setembro/2017 e os lugares são exatamente como nas fotos, de encher os olhos.
Faz bastante frio por conta da altitude, agasalhem-se e um excelente passeio a todos que forem!
Que máximo Jamile. Obrigado por compartilhar sua experiência e dicas. O frio é bem rigoroso mesmo. Abração.
Que fotos lindas!!! To pensando em ir no final de Junho. Será encontrarei os lagos com as aguas bem clarinhas e ceu aberto ou encontrarei tudo congelado?
Quaseria a melhir época para ir?
Oi, Daniela. As lagoas não congelam não, só ficam muuuuuuito geladas no inverno. Talvez seja um pouco mais difícil de entrar. A melhor época seria mesmo na meia estação (primavera ou outuno). O verão pode ser legal para esse passeio, mas como chove muito, não é uma época muito boa para o Atacama em geral. Abraços.
Incrível seu post, riquíssimo em detalhes. Amei! Estou indo para o Atacama dia 30 de agosto e estava na dúvida quanto ao roteiro, vou incluir este sem dúvida!!! Belíssimo!
Oi, Adriana. Muito feliz que você tenha curtido. Esse passeio e o Piedras Rojas (espero que esteja reaberto até lá) são imperdíveis. Abraços.
Que sensacional esse passeio pelo Atacama. A paisagens são de tirar o folego.
Ano que vem pretendo ir pra lá e já estou pensando nos passeios, este é um que farei com certeza.
Obrigado por compartilhar. Lindas fotos
Seu post caiu como uma luva! Já estou com viagem marcada para o Atacama em 2018 e estou adorando todas as dicas! Esse passeio certamente estará no meu roteiro. Ótimas dicas
Posso concordar com vcs? rs… O Atacama encanta e esse passeio é maravilhoso mesmo… Além de tudo as fotos estão incríveis – teletransporte em 3 2 1… Parabéns pelo post.
Que lugar maravilhoso, Fábio. Eu já tinha vontade de ir mas agora subiu umas posições na minha lista, viu.
Tem um época ideal pra ir, com menos frio talvez? 😀
Beijo e obrigada.
Fábio, que passeio incrível!!! Tenho muita vontade de conhecer esse lugar! obrigada por compartilhar tão detalhadamente seu passeio e pelas dicas tb!!!
Já salvei seu post aqui!