Atenção: esses filmes podem influenciar a sua próxima viagem para a Europa. Com cenas gravadas na França e Itália, essas produções já inspiraram muitos viajantes pelo mundo.
E você? Já assistiu a um filme e ficou inspirado a viajar?
Com a gente do Viagens Cine, isso vive acontecendo. Em 2015, nós montamos um roteiro de 30 dias na França e na Itália inspirado por 10 dos melhores filmes de viagem.
As relações entre o cinema e as viagens sempre foram um dos principais motes de nosso blog.
Mas, essa foi a primeira vez que viajamos efetivamente motivados pelos filmes, como movietrotters, um termo que costuma designar quem concilia essas duas paixões e vai atrás das locações cinematográficas.
Para usá-los como motivação, era importante que os filmes fossem arrebatadores.
Os 10 Melhores Filmes de Viagem pela França e Itália
Um roteiro de viagem inspirado pelo cinema
Salve no Pinterest para consultar depois
São 10 filmes escolhidos, com locações na França e na Itália. Não são os únicos por lá, é lógico. Tanto a França como a Itália são riquíssimas como locações cinematográficas.
Foi difícil fazer esta seleção, mas ela foi feita de coração, e após voltarmos , podemos dizer que os filmes funcionaram como excelentes guias de viagem.
Buscar onde os filmes foram gravados e ir atrás desses lugares foi uma ótima forma de conhecer as cidades. Portanto, recomendamos que você, em suas futuras viagens, também escolha alguns filmes preferidos e vá atrás de suas locações. Vale a pena!
Confira a seguir a nossa lista. Se quiser dar pitacos sobre quais filmes teria escolhido, ou quais você acha que ficaram faltando, não deixe de comentar no final dessa matéria.
1 – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
O filme de Jean-Pierre Jeunet e protagonizado pela querida Audrey Tautou tem a maior parte das locações gravadas no charmoso bairro de Montmartre, que escolhemos como base nessa visita a Paris.
Logo que chegamos, fomos até o Café des Deux Moulins, lugar onde a protagonista trabalhava. O legal é que sentamos no mesmo lugar da foto abaixo, mas o imperdível mesmo é dar uma passadinha no banheiro e conferir as fotos do anão de jardim viajante, lembra?
Amélie também circula pela Gare de l’Est, canal Saint-Martin e obviamente pela Basílica de Sacré-Couer, e assim como nós, uma legião de fãs procura recriar os passos da moça por esses trechos de Paris.
Sobre o roteiro: Para montar essa viagem, nós a dividimos em 15 dias em cada país. Começamos na França. Em Paris, ficamos 6 dias hospedados no bairro do Montmartre, onde encontramos uma das melhores relações custo benefício da cidade. E ainda entramos no clima de Amélie Poulain.
Sugerimos a leitura:
Paris: Roteiro em Montmartre com Mapa
Onde Assistir: Now, Claro Video ou Apple TV
2 – Meia Noite em Paris
As locações do filme de Woody Allen são um verdadeiro guia turístico por Paris e arredores.
Desde os jardins de Monet, em Giverny (um dos lugares mais lindos que visitamos, porém no cinema tudo parece mais vazio e tranquilo), até o Castelo de Versailles, as locações ainda incluem o Museu Rodin e o Museu da Orangerie.
Como o personagem de Owen Wilson vive uma paixão pelo passado, Allen aproveita para incluir alguns restaurantes antigos, como o restaurante Polidor, de 1845, que preserva grande parte da decoração original. Nós fomos lá conferir.
Sobre o roteiro: Reserve 1 dia para fazer o passeio bate-volta até Giverny, onde ficam os Jardins de Monet. Outro dia do roteiro deve ser reservado para visitar Versailles.
Sugerimos a leitura:
Meia Noite em Paris: Locações do Filme
3 – Antes do Pôr-do-Sol
Foi difícil escolher apenas 3 filmes de viagem para explorar Paris, e o último da lista foi esse filme delicioso, dirigido por Richard Linklater.
No filme, os personagens de Julie Delpy e Ethan Hawke se reencontram em Paris (na livraria Shakespeare and Company, que fica pertinho da Notre Dame) e saem pelas ruas conversando e filosofando sobre a vida.
O verdadeiro espírito da cidade: flanar sem destino pela cidade.
Mas, o auge do filme é um passeio de barco, justamente ao pôr do sol, pelas águas do Rio Sena.
“Antes do Pôr-do-Sol” é uma continuação de “Antes do Amanhecer”, que era ambientado em Viena.
Sugerimos a leitura:
Paris: Antes do Pôr do Sol às Margens do Rio Sena
4 – Um Bom Ano
A região da Provença, no sul da França, foi um dos pontos altos de nossa viagem.
Após nossos dias em Paris, pegamos um voo diretamente para Aix-en-Provence, nossa próxima cidade base. De lá, é importante alugar um carro para explorar melhor a região.
Na Provence, adotamos o filme “Um Bom Ano”, protagonizado por Russell Crowe e Marion Coutillard e dirigido por Ridley Scott.
A história gira em torno de um operador de negócios bem sucedido em Londres, que herda uma propriedade na França e vai até lá para tentar vendê-la. A propriedade, assim como no filme, é uma vinícola, o Chateau La Canorgue que não se importa muito com as visitas relacionadas ao fato de ser uma locação de cinema.
O negócio deles, de cerca de 200 anos, é vender vinhos mesmo.
A cidade de Gordes, uma das mais charmosas da região de Luberon, também tem várias das locações do filme.
Sobre o roteiro: Reserve pelo menos 4 dias para explorar a região. Tanto o Chateau como a cidade de Gordes podem ser conhecidos durante um roteiro pelas charmosas vilas da região de Luberon.
Para saber mais:
Provence: Dicas e Roteiro de Viagem – Guia Completo
Onde Assistir: Claro Video ou na Apple TV
5 – Ladrão de Casaca
Ainda no sul da França, era hora de explorar a famosa Côte d’Azur, ou Riviera Francesa.
Cidades como Nice, Cannes e o Principado de Mônaco dispensam apresentações como destinos cinematográficos.
Cannes por exemplo é cenário de um dos festivais de cinema mais importantes do mundo.
Mas, esses lugares estão lá no filme de Alfred Hitchcock, como o Hotel Carlton em Cannes (onde a personagem de Grace Kelly fica hospedada) ou o Mercado de Flores (Cours Saleya) de Nice.
Sugerimos a leitura:
Ladrão de Casaca e os cenários da Côte d’Azur
Mas, o que estávamos mais ansiosos para conferir eram as Corniches, as estradas que ligam Nice a Mônaco (uma delas passando pela linda Éze) e que são cenário de uma das cenas mais famosas do filme.
Foi durante a realização desse filme que Grace Kelly conheceu o Príncipe Rainier e em seguida se transformou na Princesa de Mônaco.
Sobre o roteiro: Para explorar a Riviera Francesa, a cidade mais famosa e com melhor estrutura é Nice. De lá, é possível fazer passeios bate-volta para cidades vizinhas. Outra opção para entrar ainda mais no clima do filme é ficar hospedado em Mônaco. Nós ficamos hospedados em dois hotéis por lá, um em Montecarlo e outro em frente ao Roseiral Princesa Grace.
Leia também:
O que fazer em Mônaco: Dicas e Roteiro Completo
Onde Assistir: YouTube ou TelecinePlay
6 – Todos Dizem eu Te Amo
Depois dos filmes de viagem na França, chegamos na Itália, mais especificamente em Veneza.
O filme inspiração da vez foi esse de Woody Allen, em que ele tenta conquistar a personagem de Julia Roberts.
Para tanto, finge correr pelas ruas (e pontes) de Veneza e forja uma admiração por Tintoretto.
Algumas locações foram difíceis de reproduzir, como a hospedagem no Gritti Palace Hotel (o orçamento não permitiu, infelizmente), mas depois de rodar pelas ruas labirínticas de Veneza encontramos a fantástica Scuola Grande de San Rocco, além é claro das cenas no Grand Canal.
Sobre o roteiro: Para viajar da Riviera Francesa até Veneza, preferimos ir de avião. Em Veneza, não é preciso carro e você pode reservar de 2 a 3 dias para explorar a cidade.
7 – Cartas para Julieta
A lista de filmes de viagem a seguir mistura locações não somente em um destino na Itália.
Por exemplo, o filme com Amanda Seyfried tem locações em Verona, na Casa da Julieta (locação que visitamos por lá), mas depois parte para a Toscana, com locações em Siena (cidade onde ficamos hospedados na Toscana).
O filme ainda menciona o Vinhedo Caparzo (que visitamos em companhia da querida Deyse do Passeios na Toscana), onde a personagem de Vanessa Redgrave reencontra um grande amor do passado.
“Cartas para Julieta” é um lindo filme pela belíssima Toscana, outro dos pontos altos de nossa viagem.
Sobre o roteiro: A partir de Veneza, o carro é importante para fazer esse roteiro, que passa pela cidade de Verona e depois segue para a Toscana. Por lá, as principais cidades base são Florença ou Siena, mas você também pode optar por pequenas cidades rurais na belíssima região do Val d’Orcia.
Leia mais:
Toscana: Roteiro Completo e Dicas de Viagem
Onde Assistir: YouTube ou TelecinePlay
8 – Sob o Sol da Toscana
Mas, o filme de viagem mais significativo sobre a Toscana é essa produção de 2004, com Diane Lane.
Frances Mayer (Diane) é uma mulher que, num ato impulsivo, adquire uma casa na Toscana (Bramasole, nós efetivamente visitamos a fachada da casa adquirida pela escritora).
O filme tem várias cenas gravadas na deliciosa cidade de Cortona, mas os trechos mais inesquecíveis acontecem mesmo na Costa Amalfitana.
Não deixe de ler:
Sob o Sol da Toscana: um roteiro para entrar no clima do filme
É por lá que ela vive um romance com o italiano Marcello. Quem viu o filme, não consegue deixar de parar de sonhar com Positano (ou até com o Marcello). Na realidade, a viagem da Toscana até Positano pode levar até 6 horas, mas no filme tudo parece muito rápido.
Sobre o roteiro: Depois de 5 dias na Toscana, siga de carro até a Costa Amalfitana. São várias cidades para se hospedar, mas a mais charmosa (e cara) é Positano. Ficamos somente 3 dias na Costa Amalfitana, foi bem corrido, então recomendamos 5 dias por lá.
Onde Assistir: TelecinePlay ou Google Play
9 – O Talentoso Mr. Ripley
Esse talvez seja o filme com maior quantidade de locações pela Itália.
Roma e Veneza são as cidades mais conhecidas, mas as principais locações do filme estão nas ilhas de Ischia e Procida, próximas de Nápoles.
Ischia e Procida misturadas são a chamada Mongibello, cidade fictícia criada pela autora Patricia Highsmith.
Nossa intenção era ter visitado as duas ilhas, que na verdade são próximas, mas acabamos nos encantando tanto com Ischia (de quebra, estava rolando um festival de cinema na cidade) e pelo Castelo Aragonese (que aparece na foto no alto de uma montanha), que não sobrou tempo para visitar Procida (também locação do filme “O Carteiro e o Poeta”). Fica pra próxima.
Provavelmente não teríamos ido até Ischia se não fosse o filme.
Sobre o roteiro: Para explorar as ilhas de Ischia e Procida, existem passeios de barco a partir de Nápoles. Nós ficamos dois dias hospedados na cidade.
Onde Assistir: Claro Video ou TelecinePlay
10 – Comer Rezar Amar
Esse talvez seja um dos filmes de viagem mais emblemáticos.
A história é inspirada em Elizabeth Gilbert (Julia Roberts), que escreveu um livro para contar sua jornada de fuga e autodescobrimento por 3 países.
Na Itália, mais precisamente em Roma, Liz vive seus momentos de ócio e muita gulodice. Dessa forma, nossa proposta por lá foi de também viver uma experiência gastronômica.
Na realidade, nossa jornada calórica começou mesmo em Nápoles, na famosa L’Antica Pizzeria da Michele (nossa opinião sobre a pizza, porém, não foi a mesma de Liz).
Em Roma, desde o sorvete de Liz na Piazza Navona até uma refeição no Restaurante Santa Lucia, resolvemos chutar o balde e consumir muito carboidrato.
Sobre o roteiro: Devolvemos o carro alugado em Nápoles e seguimos de trem para Roma. A cidade é maravilhosa e merece pelo menos 4 dias de hospedagem.
Onde Assistir: Now, Google Play ou YouTube
Leia também:
10 Filmes de Viagem para Assistir na Netflix
Fontes:
1 – ParisInfo: The Montmartre of Amélie Poulain
2 – The Worldwide Guide to Movie Locations: Midnight in Paris
3 – Passeios na Toscana: A Villa Bramasolle de Sob o Sol da Toscana
4 – Movie Tourist: Eat, Pray, Love
16 Comentários
Dez filmes só com brancos. Faltou imaginação.