Em nossa viagem para Bonito, no Mato Grosso do Sul, em maio de 2022, ficamos muito curiosos para incluir algum tempinho no Pantanal, um dos lugares com maior biodiversidade do Brasil.
Com o sucesso da novela Pantanal, da Rede Globo, ficamos ainda com mais vontade de conhecer esse destino. As paisagens, tradições e toda a fauna e flora mostradas na produção são inspiradoras.
A boa notícia é que Pantanal fica perto de Bonito, a cerca de 3 horas de distância. Confira nosso roteiro completo de viagem em Bonito.
Quem viaja a partir do Aeroporto de Campo Grande, pode fazer uma parada no Pantanal e depois seguir para Bonito. Nesse caso, vale fazer um pernoite no Pantanal. Nós ficamos hospedados na Pousada Pequi.
Ou ainda você pode fazer um passeio bate-volta a partir de Bonito.
Confira a seguir o que fazer no Pantanal, quais são as principais atividades e belezas de um dos maiores destinos de ecoturismo do nosso Brasil.
O que fazer no Pantanal MS: Roteiro de Viagem com Bonito
Conheça a Pousada Pequi, em Aquidauana, e os passeios que você pode fazer no Pantanal
O Pantanal abrange áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e também em dois países vizinhos: a Bolívia e o Paraguai.
A maior parte do território encontra-se mesmo no Mato Grosso do Sul, e as principais bases para explorar a região são as cidades de Aquidauana e Corumbá.
Sabia mais:
Pantanal: Como Chegar e O que Fazer no site da Acqua Viagens
O Pantanal é conhecido como a maior planície inundável do planeta. Mas o que quer dizer isso na prática?
A realidade é que boa parte dos lugares do Pantanal fica alagada durante certos períodos do ano.
Quando caminhamos (ou cavalgamos) pelas áreas do Pantanal, é possível notar algumas áreas secas, mas que em outros tempos ficam submersas pela água. É justamente a água que traz toda a vegetação e fauna exuberantes do Pantanal.
Infelizmente, o cenário não anda dos mais favoráveis. A região enfrenta um período de seca intensa, que já dura alguns anos. Com informações do MapBiomas, o portal G1 divulgou que o Pantanal já perdeu 29% de sua superfície de água.
Se as coisas continuarem nesse ritmo, em 70 anos a região estará totalmente seca.
Eventos climáticos como as trágicas queimadas, que aconteceram em 2020 e 2021, já representam uma devastação histórica e também indicam que a região precisa de muita atenção.
A novela Pantanal, da Rede Globo
Será que o sucesso da novela Pantanal pode trazer uma nova esperança para essa região? A bela fotografia e a produção inspirada, além da história cativante que utiliza até elementos sobrenaturais, fizeram os brasileiros olharem para o Pantanal.
O fluxo turístico tende a aumentar na região, e torçamos que com ele também venha a preocupação ambiental para que a região seja recuperada. As coisas não dependem só da natureza e das chuvas, obviamente.
A novela traz em alguns discursos essa preocupação ambiental. Será que o Pantanal de hoje é o mesmo de antigamente? O quanto se perdeu? Será que é possível combinar o progresso e a preservação do bioma?
Depois de todas as reflexões, podemos afinal mergulhar nas belezas desse cenário incrível. A novela foi gravada no Parque Estadual Pantanal do Rio Negro. A cidade mais próxima é Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.
Uma parte das gravações é feita na fazenda do cantor e ator Almir Sater, que também participou da primeira edição. Ele comprou as terras no Pantanal, logo depois dos finais das gravações da novela da extinta TV Manchete.
Uma curiosidade é que a novela foi gravada nas mesmas locações da primeira versão, que aconteceu em 1990. A produção visitou outras regiões em busca de novas locações, mas acabou decidindo pela mesma localização.
Mas a logística da novela é muito complicada. A fazenda fica a mais de 4 horas de estrada de terra a partir da cidade de Aquidauana. No caminho, é preciso abrir e fechar muitas porteiras.
A recompensa, para quem assiste, é realmente um deleite. Mas é importante alertar que as paisagens que encontramos no Pantanal que visitamos, são diferentes.
Quando Ir
De acordo com a época que se visita o Pantanal, é possível encontrar paisagens diversas.
- Na época das chuvas, que vai de outubro a maio, as planícies se alagam e pode ser mais difícil contemplar alguns animais silvestres da região.
- Por outro lado, essa paisagem alagada é a mais típica e famosa do Pantanal.
- Na época da seca, que vai de maio a setembro, transitar pelo Pantanal é bem mais fácil. Também é o período mais propício para observação da fauna local.
Assista nosso vídeo de Pantanal no YouTube para conferir como foi a nossa viagem.
Como Chegar no Pantanal
Para quem viaja de São Paulo, como foi o nosso caso, a entrada é pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande.
A partir do Aeroporto, levamos menos de 3 horas de carro até a Pousada Pequi, que foi a nossa base para explorar o Pantanal.
A estrada é boa, mas parte dela percorremos em caminho de terra. Pegamos uma chuva torrencial, com muitos raios, e alguns galhos estavam derrubados na estrada. Mas contamos com um motorista muito experiente, então chegamos muito bem na pousada.
Se você vai viajar de avião diretamente para Bonito, pode escolher um passeio bate-volta a partir de lá.
A Acqua Viagens, agência que organizou nossa viagem para Bonito e para o Pantanal, possui algumas opções de passeios na região. Você pode entrar em contato com eles pelo Whatsapp e pedir para eles organizarem a viagem e o transfer para você.
Nós recomendamos que você faça um pernoite na região, para enriquecer ainda mais a sua experiência. Mas se não for possível, existem opções de passeio bate-volta.
Pousada Pequi
Nós ficamos hospedados na Pousada Pequi, que fica em Aquidauana. A pousada fica numa fazenda histórica de 1921.
Chegamos à noite, e o pessoal da pousada já nos aguardavam com um autêntico churrasco pantaneiro. As carnes são deliciosas e você ainda pode experimentar a sopa paraguaia, um outro prato típico da região.
Dona Virgínia é quem nos recebeu, muito atenciosa. Na chegada fomos consultados sobre a programação do dia seguinte e pudemos escolher as atividades que queríamos fazer na fazenda.
Quem fica hospedado na Pousada Pequi, pode escolher entre as diversas experiências disponíveis. Tour a cavalo, passeio de barco, safári fotográfico, pesca de piranhas, focagem de jacarés, ordenha, caminhadas e passeio de charrete. São 2 passeios por dia incluídos no valor da diária.
Todas as refeições também estão incluídas: café da manhã, almoço e jantar. A diária custa a partir de R$ 1.296,00, para duas pessoas (ref. junho/2022).
A Pousada Pequi é administrada há muitos anos pela mesma família e procura manter as tradições e cultura pantaneiras preservadas. Ela é uma das várias pousadas pantaneiras que recebem os visitantes no Mato Grosso do Sul.
Os quartos são simples, mas bem confortáveis e funcionais, com todas as comodidades. O frigobar fica do lado de fora, e você pode marcar numa comanda as águas que for consumindo.
Uma coisa nos chama a atenção, mesmo com as janelas fechadas. O som dos animais estará presente durante toda a sua permanência por lá. E não é um som isolado e esporádico. Os animais são presença constante na fazenda.
A pousada também conta com uma agradável área de lazer, com piscina, redário, jardins e playground. Localizada na histórica Fazenda Piqui, possui uma entrada com uma varanda com vários objetos regionais. Dá até para encontrar um berrante por lá.
O que fazer no Pantanal
Como já mencionamos, cada hóspede da Pousada Pequi pode escolher dois passeios por dia de hospedagem, mas nós conseguimos encaixar 3 experiências para poder apresentar para vocês.
As atividades são bem fáceis e podem ser realizadas por pessoas de todas as idades, inclusive idosos (nesse caso o safári fotográfico é a melhor opção).
As crianças vão adorar a proximidade com os animais.
Observação de Pássaros
Uma das melhores experiências aconteceu logo cedinho. E nem é uma atividade que precisa ser agendada.
Acordamos para ver o nascer do sol, e na porta da fazenda, um festival de araras, periquitos e outras aves se alimentavam logo cedo, proporcionando um espetáculo inesquecível.
As aves são lindas, e nada melhor do que encontrá-las em seu habitat natural. Nós ficamos emocionados com esse show logo pela manhã.
Tour a Cavalo
O Tour a Cavalo é outra atividade muito típica do Pantanal. Fomos até os cavalos, que são bem tranquilos. O passeio é guiado por um profissional experiente da pousada, que inicialmente nos orienta sobre como conduzir o cavalo.
A estrutura da pousada já facilita a montagem, pois há um tronco que nos coloca numa posição mais elevada. Então esse início é bem fácil. Eu me atrapalhei um pouco depois, pois esqueci de segurar a rédea e o cavalo não seguia meus comandos. Já me corrigi rapidamente.
E seguimos para nossa cavalgada. Percorremos os terrenos da fazenda, passando pelas porteiras, e matendo o olhar atento à toda a fauna do Pantanal. No caminho, vimos jacarés, araras azuis, tucanos, tatus e até veados.
O tempo não ajudou muito, pois estava nublado, mas mesmo assim adoramos o passeio e ter esse contato com os animais. O trajeto dura cerca de 2 horas.
Tour Fluvial
O passeio de barco acontece no Rio Aquidauana, que não tem a mesma coloração do Rio Negro, que é o que aparece nas filmagens da novela.
As águas são barrentas, e como só estávamos no início do período da vazante, também não encontramos muitas praias fluviais.
Durante o passeio, começou a chover, então nossa experiência não foi das melhores, mas de qualquer forma sempre é gostoso fazer um passeio no rio.
A chuva veio forte, mas durante esse período nós almoçamos na pousada e ainda tivemos um tempinho para um gostoso cochilo à tarde.
Safári Fotográfico
Essa foi a atividade mais interessante da nossa viagem.
O safári acontece num veículo aberto, onde é possível contemplar toda a natureza local. Ao contrário do Tour a Cavalo, no safari estamos num veículo que facilita os registros fotográficos.
Os guias também são muito experientes e possuem o olhar aguçado, encontrando animais como tamanduás, araras azuis e veados. Nem sempre eles ficam pertinho e facilitam a fotografia, mas de qualquer forma vale muito a pena contemplá-los a olho nu.
O ponto alto do passeio é quando chegamos num lago, repleto de jacarés. Eles vão saindo aos poucos e se aproximando do veículo. Nós descemos do carro para tirar fotos mais próximas, mas o medo impede que seja perto demais.
Um comentário triste é que os jacarés estavam passando fome. Nosso guia comentou que um dos animais teve o próprio pé comido por um dos seus companheiros.
Ao final do passeio, retornamos para a fazenda, e o céu esboçou uma tentativa de um lindo pôr do sol. Não conseguimos contemplar o pôr do sol como gostaríamos, mas de qualquer forma foi uma bela conclusão para nosso dia no Pantanal.
Já anoitecendo na Pousada Pequi, o som dos pássaros domina cada vez mais o ambiente. A alvorada é o horário em que eles mais se movimentam.
A gente mergulhou nesses sons, contemplamos a natureza e só agradecemos podermos ter vivido aquela experiência. Era hora de partir para Bonito, mas com certeza partimos com muita vontade de retornar.
Ficha Técnica
- Passeio: Pantanal na Pousada Pequi
- Direção: Aquidauana, MS
- Produção: diária a partir de R$ 1.296,00 (consulte valores e organize sua viagem com a Acqua Viagens)
- Fotografia: Fabio Pastorello
- Ano: 2022
- País: Brasil
- Avaliação: ★★★★
Leia também:
O que fazer em Bonito: Roteiro de Viagem
Fontes:
- Pantanal do Mato Grosso do Sul: ecoturismo, atrações, dicas no Destinos Notáveis
- Pantanal no site do Turismo de Mato Grosso do Sul
- Pantanal em Seca no portal G1
- Remake: Pantanal – Onde Foi Gravada a Novela no site do SOS Pantanal
- Curiosidades sobre as Locações de Pantanal no GShow