Se você viajou para Mallorca atrás de belíssimas praias, pode se surpreender também com a história e o patrimônio de Palma de Mallorca, sua capital.
Gaudí em Mallorca
Uma das coisas que mais estávamos ansiosos para conhecer é a Catedral de Palma de Mallorca, também conhecida como La Seu, que entre outras curiosidades e belezas, possui a marca de Gaudí.
Durante 10 anos, o famoso arquiteto catalão (também responsável pela Sagrada Família, em Barcelona) liderou um projeto de renovação da igreja.
O que fazer em Palma de Mallorca
Então fique ligado nesse roteiro que fizemos pelo Centro Histórico de Palma de Mallorca. A cidade é muito charmosa, com ruelas estreitas, lojas sofisticadas ou museus com muita história para contar. Conheça ainda um dos doces típicos de lá, a Ensaimada.
Confira a seguir os detalhes de um passeio guiado incrível que fizemos com a guia Eliana Pacífico em Palma de Mallorca.
O que fazer em Palma de Mallorca: Dicas e Passeio Guiado no Centro
A Catedral de Palma de Mallorca, Gaudí e Outros Pontos Imperdíveis
Salve no Pinterest para consultar depois
A ilha de Mallorca, uma das Ilhas Baleares do sul da Espanha, tem 80 km de extensão e 550 km de costa. Apesar das dimensões, quase toda a ilha pode ser alcançada em 1 hora de carro a partir de Palma de Mallorca, sua capital.
Começamos nosso dia procurando lugar para estacionar. No centro de Palma, o acesso a veículos de não moradores é restrito.
No entorno da Catedral de Palma existem vários estacionamentos, com preços que variam de 2,00 a 3,00 euros a hora.
As vagas na rua são difíceis, mas não são gratuitas. Há um parquimêtro próximo das vagas, onde é preciso colocar moedas para garantir o estacionamento. O problema é que o limite do parquimetro é de 2 horas. Acima disso, o ticket expira.
1 – Parc del Mar
Os estacionamentos pagos são a melhor opção. Nós paramos no Parc del Mar, que fica a poucos metros da Catedral de Palma. O custo é de 3,00 euros por hora.
O Parc del Mar é um dos melhores locais para garantir a sua foto da Catedral. Construído nos anos 70, o parque possui vasto gramado e calçadão, à beira de um lago artificial com vários pontos onde a foto da catedral vai ficar linda.
A ideia da construção do lago seria reproduzir como a Catedral era banhada pelo mar, e também obter o reflexo da construção nas águas.
Ali no lago existem algumas esculturas e um chafariz que podem representar elementos adicionais para compor a sua foto.
Como Chegar na Catedral
Para chegar na Catedral, há uma sequência de escadarias que são lindas e também vale a pena registrar algumas imagens por ali.
É na parte alta que fica o acesso para o interior da igreja. O cenário da Catedral (também conhecida como La Seu) de frente para o mar é uma das imagens mais imponentes e cinematográficas da viagem para Mallorca.
Aproveite para caminhar no entorno da Catedral e conferir o belo visual para o Parc del Mar de lá. Há uma muralha onde também é possível caminhar e explorar melhor essa região.
2 – Jardins de S’Hort del Rei
Antes de entrar na Catedral, vale também conhecer os belos jardins de S’Hort del Rei.
Na forma como ele é hoje, projetado na década de 1960, o jardim pouco tem a ver com a forma como era na época medieval.
O projeto do arquiteturo mallorquino Gabriel Alomar, mistura elementos com inspiração da própria Mallorca e da Andaluzia.
3 – La Seu, a Catedral de Mallorca
Principal ponto turístico da ilha, a La Seu é uma das igrejas góticas mais famosas e mais altas do mundo. São 44 metros de altura.
Com tanta história, nós recomendamos fortemente que você faça a sua visita acompanhado de uma guia, que irá contar tudo o que você deve notar durante a sua visita.
Nós fizemos primeiramente um passeio desacompanhados, para posteriormente percorrer a Catedral com uma guia, e ficamos impressionados com a quantidade de detalhes e informações interessantes que deixamos de conhecer numa visita desacompanhados.
Quem nos acompanhou na visita foi Eliana Pacífico, uma guia brasileira que já trabalha há mais de uma década em Mallorca. Com formação sólida em turismo, Eliana foi extremamente atenciosa e querida conosco, além de trazer tantas informações riquíssimas.
Essa dica de passeio guiado nós pegamos com o pessoal do Pegadas na Estrada, que possui uma série de matérias muito boas sobre a ilha. Vale conferir.
Construção e Restauração da La Seu
Muita gente estranha a demora para terminar as obras da Sagrada Família, em Barcelona, mas a Catedral de Palma começou suas obras em 1229 e só terminou em 1601, somando alguns séculos de construção.
Ainda depois da entrega da La Seu, ocorreram outras obras e restaurações. A mais famosa, é a intervenção de Gaudí, a partir de 1904 e que durou 10 anos.
Entre as modificações realizadas por Gaudí, estão a mudança de localização do coro, a realização de um baldaquino no altar maior e a iluminação de todo o espaço com janelas e vitrais.
Durante nossa visita, Eliana passa pelas várias capelas da Catedral, comentando detalhes de cada uma das construções, além é claro de destacar quais foram as intervenções de Gaudí no espaço. Como de costume, a criatividade e talento desse arquiteto sempre revelam histórias e motivações muito interessantes.
Capila do Santíssimo
Mas uma parte da Catedral que realmente surpreende é a Capila do Santíssimo, com uma intervenção contemporânea do pintor Miquel Barceló.
O ambiente é totalmente inovador e representa um rico contraste com o restante da obra.
Eliana também nos explica o significado de cada detalhe do mural, que custou alguns milhões de euros.
Outra parte interessante da visita é quando Eliana comenta sobre o emocionante espetáculo do 8.
Em apenas 2 dias do ano, o sol reflete os cristais de um rosedal próximo ao outro, formando a imagem de um oito. Esse momento único reúne milhares de pessoas para contemplá-lo.
O tour guiado com Eliana Pacífico ainda passa pelo Museu da Catedral, com obras belíssimas e curiosidades como uma peça onde se encontram ossos de São Sebastião.
Nota: A entrada na Catedral é paga, mas se você quiser entrar gratuitamente, deve visitar a igreja no horário da realização de uma missa, que acontece diariamente às 9h da manhã.
Confira também:
Coisas para Fazer de Graça em Palma de Mallorca
4 – Terrazas da Catedral
Para subir as Terrazas da Catedral, que só abrem no verão, é preciso reservar os tickets com algumas semanas de antecedência. São 6 horários diários, com pequenos grupos de cerca de 15 pessoas. A visita é guiada e custa 12,00 euros.
Num percurso de 1 hora, subimos por uma escada em espiral até algumas salas por dentro da Catedral, como a sala dos sinos (que possuem nomes como N’Elói e N’Antônia). Por lá, sabemos por exemplo que o mais pesado dos sinos tem 4.500 quilos e que eles são tocados somente uma vez ao ano. O peso faz a estrutura da igreja tremer.
Finalmente, chegamos numa área aberta onde é possível contemplar a cidade de Palma do alto. Os visuais são espetaculares.
Ali também é possível ver as maravilhosas rosáceas da Catedral. Uma delas é considerada a maior rosácea gótica do mundo e tem mais de 1.200 cristais. Os visitantes podem ver a rosácea bem de pertinho, do lado de fora, e até visualizar a Catedral através de seus cristais.
Nota: Essa parte não fez parte do passeio guiado com a Eliana Pacífico. É recomendado reservar e fazer em horário fora do tour.
5 – Um passeio pelas ruas de Palma
Nosso tour não ficaria completo sem um passeio pelas ruas de Palma, onde conhecemos a Praça de Cort, o quilômetro zero da cidade. Lá fica a Prefeitura de Palma (Ayuntamiento de Palma), com um belo relógio para a praça.
Outro ponto interessante é conhecer uma curiosa oliveira, que fica no centro da praça. A árvore possui mais de 600 anos e pesa 3.000 quilos.
Vale a pena exercitar a criatividade e notar formas curiosas do tronco da árvore. Eliana irá comentar algumas com você e não vamos deixar spoilers aqui.
Esquina mais fotografada de Palma
Finalmente, outro dos pontos imperdíveis é a esquina mais fotografada de Palma de Mallorca.
Uma construção modernista, o Edifício Can Forteza Rei tem uma semelhança impressionante com a obra de Gaudí. Tanto que muita gente deve passar por lá acreditando ser obra dele.
Mas a casa, supostamente, deve ser obra de um de seus discípulos e foi construída para receber uma farmácia e uma clínica odontológica.
Café e Ensaimadas
Nosso passeio com Eliana termina num saboroso café, para provar as deliciosas ensaimadas de Mallorca.
A ensaimada é um doce feito a base de mel, açucar e gordura de porco e possui diversos recheios. A massa é folhada e muito leve, mas com recheios de nata ou chocolate vira uma bomba calórica e deliciosa. Outro doce típico é a torta Gatò.
O lugar mais emblemático para saborear a ensaimada é em Ca’n Joan De S’aigo, um clássico desde 1700 na cidade. Demos um pulinho lá com as meninas do blog Estrangeira, com quem fizemos esse roteiro em Mallorca.
Mais uma vez nós recomendamos fortemente o trabalho da Eliana Pacífico.
Obviamente você também pode percorrer a cidade de Palma de Mallorca por conta própria. A cidade é linda e revela muitos lugares incríveis para você conhecer e fotografar. Nós adoramos.
Confira também:
As Melhores Praias de Mallorca
Leia também:
- Passeio Cultural em Palma de Mallorca no site da Eliana Pacífico
- O que fazer em Mallorca com chuva no Estrangeira
- 10 Curiosidades da Catedral de Palma no National Geographic Viajes