Tá procurando uma dica de pousada em Japaratinga, litoral norte de Alagoas? A Pousada do Alto é uma ótima opção.
Por aqui já comentamos que ficar em Japaratinga pode ser uma boa alternativa. Quem se hospeda por lá tem mais sossego e privacidade do que na movimentada Maragogi. E consegue encontrar pousadas com ótima relação custo benefício, uma alternativa mais barata do que ficar nas pousadas boutique de São Miguel dos Milagres.
O melhor de tudo é que Jaratinga fica bem no meio do caminho entre Maragogi e São Miguel dos Milagres, portanto com fácil acesso para as duas cidades. Para Maragogi, apenas 20 minutos de carro separam as duas praias. Para São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, o acesso é um pouco mais demorado pois é preciso atravessar a balsa. Mas em cerca de 1h é possível chegar na Praia do Patacho, uma das praias mais famosas dessa região.
Confira a seguir uma dica de pousada em Japaratinga: a linda Pousada do Alto. As imagens falam melhor do que as palavras, veja nossas fotos dessa pousada com visual cinematográfico da Costa dos Corais.
Dica de Pousada em Japaratinga – Litoral Norte de Alagoas: Pousada do Alto
Pousada fica no alto de uma falésia e oferece mirante cinematográfico para as praias e piscinas naturais de Japaratinga
Sempre que buscamos uma pousada mais sofisticada, uma das coisas que mais nos chama a atenção são as piscinas de borda infinita e visuais cinematográficos.
Nada melhor do que um projeto arquitetônico em que pousada e a natureza local conversam de tal forma, que por vezes nem dá vontade de sair da sua hospedagem.
Para quem está procurando onde ficar em Japaratinga, uma dica de pousada incrível é a Pousada do Alto. Com um ponto de vista privilegiado de toda a cidade, a pousada possui também um mirante perfeito para as piscinas naturais de Japaratinga.
1 – Localização
Desde já, vale o alerta: a Pousada do Alto não é pé na areia. Como o próprio nome diz, fica no alto de um morro de 120 metros de altura. É isso que lhe garante um mirante cinematográfico.
Nós já ficamos numa pousada pé na areia também em Japaratinga, e são experiências bem diferentes. Mas o conjunto da experiência da Pousada do Alto ganhou nossa preferência.
Vale ressaltar que a Pousada do Alto funciona melhor caso você esteja com carro. Não que ela seja longe do centro (são apenas 10 minutos de caminhada), mas na hora de voltar, é preciso encarar um ladeira mais cansativa.
Fique atento pois o acesso indicado pelo Google Maps e aplicativos está interditado (somente dá para subir a pé). É preciso subir na entrada anterior, logo quando você sai do centro de Japaratinga.
Para quem estiver sem carro, ande com o telefone de um taxista para te socorrer. O pessoal da pousada pode indicar algum motorista de confiança.
Chegada na Pousada do Alto
Para começar, recomendamos não chegar à noite. Não é perigoso, mas o acesso é em caminho estreito, em estrada de terra e com pouca iluminação.
A sinalização também é deficiente e acabamos nos perdendo na chegada. O acesso original está danificado, portanto o caminho atual é uma alternativa um pouco mais longa. Há uma placa indicando a rampa de acesso até a pousada.
O caminho não é muito íngreme e relativamente tranquilo, mas em alguns trechos é preciso pegar estrada de terra.
A chegada recompensa.
Com uma localização privilegiada de frente para o mar, a Pousada do Alto possui acomodações amplas e ambientes bem decorados. O atendimento da equipe também é primoroso.
Na chegada, o funcionário já se prontificou a pegar nossa bagagem no carro, levou até o quarto e manobrou nosso carro até o estacionamento (privativo e gratuito), enquanto eu e Cleber preenchíamos a ficha de check-in.
Leia também: O que fazer em Japaratinga: Dicas e Praias
2 – Acomodações: acorde com vista para o mar
A Pousada do Alto possui apenas 12 apartamentos. Com menor quantidade de hóspedes, tudo fica ainda mais tranquilo e reservado, e várias vezes tivemos o privilégio de curtir a piscina e as áreas comuns somente para nós. Isso porque estávamos em plena semana de feriado.
As suítes estão divididas em suíte charme, suíte cristal (com hidromassagem na varanda) e suíte cristal 360º (toda com parede de vidro).
Essa suíte com paredes de vidro parece ser impressionante (na foto acima, é a que fica no alto), infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer, mas pode ser uma ótima opção para lua de mel.
A suíte charme é bem espaçosa, com uma grande cama king size, decoração rústica e uma arara para guardar malas e roupas. Entre as comodidades, ar condicionado e chuveiros funcionam bem.
O wi-fi nos quartos funcionou satisfatoriamente, com alguns momentos de oscilação. No geral deu conta do recado.
Os quartos contam com varanda ou terraço, sempre com vista para o mar que é, sem sombra de dúvidas, o grande atrativo do lugar. A estrutura da varanda porém é bastante simples, acaba não sendo um ambiente muito gostoso para relaxar, mas é a opção para que curte privacidade.
3 – Vista para o mar de Alagoas
Todos os ambientes conversam com o mar da Costa dos Corais de Alagoas, criando cenários em que a natureza é mais um elemento decorativo.
Entre os destaques, o deck de madeira na área externa ao restaurante é perfeito para fotos. Algumas espreguiçadeiras modernas trazem um destaque para o lugar.
Vale a pena madrugar para conferir o nascer do sol desse mirante. Dependendo da época, o “sacrifício” de acordar cedo pode ser um pouco maior. No verão, por exemplo, é preciso acordar por volta das 4h30 da manhã. Em outros meses, dá para acordar um pouco mais “tarde”.
Mas caso não esteja no pique de madrugar, também está tranquilo. Cada hora do dia o hóspede encontra um cenário diferente e todos igualmente lindos.
Na maré baixa, é possível visualizar as piscinas naturais, que formam uma paisagem inesquecível. O melhor horário para fotografar essa paisagem é no meio do dia, quando a luz do sol ilumina perfeitamente o mar e traz cores surreais.
Na maré alta, o contraste de cores é menor, e o mar ganha seu tradicional tom verde esmeralda. Fascinante.
Piscina de borda infinita
Outra área que possui vista incrível para o mar, é a piscina com borda infinita.
A piscina não é muito grande, mas com certeza é um ambiente convidativo. O bar, as mesas, espreguiçadeiras, os assentos na área interna da piscina e a mureta para ficar debruçado, tudo converge para o mar de Alagoas. É inevitável não querer fazer uma sessão fotográfica por lá.
Ali pertinho da piscina, também está a academia de ginástica e o bar.
Ao contrário de outras pousadas que já ficamos, aqui o bar realmente funciona e mais uma vez, a equipe da pousada se desdobra em nos atender bem.
4 – Gastronomia e sistema meia-pensão
Jantar incluído
A pousada trabalha com sistema de meia-pensão (café da manhã e jantar incluídos). Esse sistema acaba sendo bastante conveniente, já que Japaratinga possui uma vida noturna bem pacata.
Na chegada, a gente já escolheu entre as opções do jantar (há sempre 2 ou 3 opções de prato de entrada e principal, mas a sobremesa é uma surpresa). Lembrando que é necessário agendar o jantar e você já define um horário previsto para fazer a refeição.
O jantar é delicioso. Servido pontualmente conforme horário marcado, os pratos são muito saborosos. A especialidade são pratos regionais e frutos do mar, mas com influências da gastronomia francesa e italiana.
O ambiente possui uma decoração que mistura diversos elementos antigos e modernos, criando uma atmosfera ao mesmo tempo clássica e moderna. Dá vontade de passar um tempão admirando cada obra de arte que preenche as áreas comuns da pousada.
Para dar um charme especial à refeição, os prestativos funcionários acendem velas na mesa e fazem um atendimento personalizado.
Café da manhã com vista privilegiada
O café da manhã é servido a la carte, mas com boa oferta de produtos. Tapioca, misto quente, waffles, geléias, queijo coalho e frutas são servidos na mesa, de forma mais tranquila, sem precisar ficar levantando para ir buscar no buffet.
Esse tipo de refeição já faz o dia da gente começar mais calmo e prazeroso. E com o visual da Pousada do Alto, a experiência fica ainda mais deliciosa.
5 – Avaliação Final
A Pousada do Alto é uma das melhores avaliadas no Booking.com e no TripAdvisor (inclusive com o selo de excelência).
Além do visual de tirar o fôlego, uma das coisas que mais gostamos é o atendimento personalizado. Notamos como tudo é feito com muito carinho e a quantidade pequena de hóspedes colabora para que esse ambiente mais intimista e reservado seja alcançado.
Por outro lado, quem espera um atendimento com mais agilidade e formalidade, pode ficar um pouco incomodado.
Como a pousada fica no alto de um morro com acesso um pouco isolado, há quem fique com um pouco de preguiça de sair à noite. Por isso o jantar incluído é uma ótima alternativa.
No geral, quem escolhe a Pousada do Alto tem o diferencial de seu incrível visual à beira-mar e acaba pagando um pouco mais por isso. Mas a experiência vale o investimento.
Consulte preços e disponibilidade no site do Booking.com
Salve esse Pinterest para consultar depois
FICHA TÉCNICA:
Pousada: Pousada do Alto
Direção: Japaratinga, Alagoas
Produção: diárias a partir de R$ 680,00 (Suíte Luxo) – ref. 2017
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: O visual da pousada para o mar de Japaratinga é maravilhoso, já vale a hospedagem
O pior: Com um dos caminhos interditados, o acesso para a pousada é em estrada estreita de terra no alto de um morro, evite chegar à noite para não se perder
Ano: 2017
País: Brasil
Leia mais sobre nosso roteiro Alagoas de 7 a 10 dias
Nota: Nossa hospedagem foi uma parceria com o Pousada do Alto, mas salientamos que nossas opiniões são sinceras e independentes. Somente compartilhamos experiências verdadeiras.
- Confira também o relato sobre a Pousada do Alto no blog CASALVENTURA
1 comentário
Boa tarde
Gostaria de saber como ‘e o acesso a praia, se ‘e longe, escadas, carro.
Obrigada,
M’arcia