Desde que começamos nossa série das praias mais incríveis do Brasil, separadas por Estado, queríamos fazer essa matéria sobre as melhores praias de Alagoas.
Apesar de já termos conhecido Alagoas em 2011, a gente sentia que a região merecia outra viagem e retornamos em 2017, na Expedição Caribe Brasileiro. Isso mesmo, Alagoas está entre os destinos brasileiros que são comparados às belezas do Caribe.
Depois disso, ainda retornamos para Alagoas em 2020 e 2023, por isso nosso conteúdo é baseado em várias viagens e está atualizado.
Para explorar todas as belezas do Estado, definimos um roteiro em Alagoas de 10 dias, com cidades base distribuídas nos principais centros turísticos.
Maragogi, Maceió e São Miguel dos Milagres foram algumas de nossas escolhas de hospedagem para abranger o litoral de Alagoas de norte a sul.
Além das praias, também rolaram algumas pousadas pé na areia e hotéis incríveis.
Mas vamos ao que interessa: a seguir listamos as 10 melhores praias de Alagoas, sempre seguindo o critério de postar somente fotos próprias e incluir apenas praias que efetivamente conhecemos. Vamos à lista?
10 Melhores Praias de Alagoas e Maceió: Litoral Norte a Sul
Conhecido como Caribe Brasileiro, conheça a beleza das praias de Maceió e do litoral de Alagoas, de norte a sul
Você sabia que o litoral de Alagoas combina perfeitamente com o litoral de Pernambuco e os dois podem ser feitos na mesma viagem.
Na realidade, para explorar essas praias, você pode começar sua viagem no Aeroporto Internacional de Recife, e de lá partir para destinos como Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, São José da Coroa Grande e, finalmente, Maragogi.
Essa região do litoral de Alagoas e Pernambuco, com algumas das praias mais lindas do Brasil, é chamada de Costa dos Corais.
1 – Praia de Antunes, Maragogi
- Distância: 2h25 de Maceió
Desde que demos uma esticada de Porto de Galinhas até Maragogi, ficamos apaixonados pelas praias e piscinas naturais dessa região, também chamada de Costa dos Corais.
A Praia de Antunes é um dos recantos do extremo norte do Estado, quase na divisa com Pernambuco. A natureza explode em cores dignas do Caribe.
Mas não foi amor à primeira vista. Chegamos na Praia de Antunes em um domingo, fim de tarde. A praia estava cheia, o sol estava baixo e até vimos mais sujeira do que gostaríamos. Sujeira na praia, infelizmente, é uma realidade em alguns lugares do Estado, que tem recebido cada vez mais turistas de todo o Brasil. Em diversas praias são colocados alertas para que os visitantes não deixem seus resíduos.
Caminhamos um pouco pela praia, achamos bonita mas afinal nada extraordinário.
Vendo a opinião de outros viajantes no TripAdvisor, a Praia de Antunes estava no topo da lista das melhores praias de Alagoas. Resolvemos dar uma segunda chance e voltamos para a praia na terça-feira pela manhã. E não é que nossa opinião foi totalmente diferente?
Em nosso artigo sobre Maragogi, explicamos direitinho o melhor lugar para estacionar e para aproveitar a praia mais tranquila.
Em 2023, finalmente ficamos hospedados num hotel incrível, localizado na própria Praia de Antunes. É o Maragogi Brisa Exclusive Hotel, um hotel pé na areia com café da manhã e jantar incluídos na diária. Vale super a pena passar o dia de frente de uma das melhores praias do Brasil.
Moral da história: é sempre legal dar uma segunda chance para certos lugares, pode ser que você não tenha conhecido a beleza do lugar no seu apogeu.
Leia mais:
O que fazer em Maragogi – Melhores Praias
- Assista também nosso vídeo sobre Maragogi, onde mostramos as melhores praias, passeios, restaurantes, a pousada e o resort pé na areia onde ficamos. Além disso, revelamos alguns lugares que poucos conhecem em Maragogi.
2 – Praia de São Miguel dos Milagres, São Miguel dos Milagres
- Distância: 1h40 de Maceió
Ainda no litoral norte de Alagoas, São Miguel dos Milagres é a pedida para quem quer fugir do movimento em Maragogi.
Bem mais reservada que sua vizinha, mas igualmente encantadora, essa praia também possui belas piscinas naturais. É só programar sua viagem na maré baixa e reservar seu passeio.
O forte mesmo é a tranquilidade da praia. A vila de São Miguel dos Milagres parece mais uma cidade de interior, com casas simples e pessoas sentadas na porta de suas casas. Na praia, diversos barcos de pescadores e jangadas acrescentam charme e rusticidade ao lugar.
Para quem procura um pouco mais de infraestrutura, procure ficar hospedado em Porto da Rua, com mais opções de restaurantes. Para comer, as dicas são o delicioso Restaurante do Enildo (não deixe de provar o Petit Gateau alagoano) e o Restaurante Manzuá, com especialidade em frutos do mar.
Nós ficamos hospedados na vila de São Miguel dos Milagres, na charmosa e pé na areia Pousada Côté Sud.
Caminhando a partir da pousada, é possível ir até às praias vizinhas: Praia do Toque, Praia do Riacho, Praia do Marceneiro e a Praia de Porto da Rua e fazer passeios de jangada até as piscinas naturais.
O que fazer em
São Miguel dos Milagres: Dicas e Melhores Praias
Assista o vídeo sobre São Miguel dos Milagres no nosso canal do YouTube
3 – Praia do Gunga, Roteiro
- Distância: 50 min de Maceió
Apesar da Praia do Gunga ser uma delas melhores praias de Alagoas, nada nos impressionou tanto como a bela sequência de coqueiros encontrada a poucos metros da praia. Para contemplar melhor esse que é um dos melhores visuais de Alagoas, passe no Mirante do Gunga, na entrada para a praia. Vale super a pena conferir.
Depois de ter visto a Praia do Gunga de cima, é lógico que vale a pena descer até suas areias, onde há opções para todos os gostos e bolsos.
Para quem não quiser gastar nada, o negócio é ir caminhando pela praia e chegar mais perto daqueles coqueiros que você viu lá de cima.
Para quem quer só relaxar, pode simplesmente sentar em uma das diversas barracas de praia. Finalmente, há também opções para quem curte aventura, como fazer um passeio de buggy ou de quadriciclo até as falésias do Gunga.
Para chegar lá, você pode fazer um passeio bate-volta a partir de Maceió, o trajeto é bem curtinho. De carro fica ainda mais fácil. Dá menos de 1h de carro a partir da capital.
Para quem viaja sem carro, o acesso também pode ser através de Barra de São Miguel, de onde se pega um barco que atravessa a Lagoa do Roteiro. O trajeto também acaba sendo um belo passeio.
4 – Praia de Ponta Verde, Maceió
Poucas praias urbanas podem cativar tanto como Ponta Verde.
Localizada na ponta do litoral de Maceió, entre as praias de Jatiúca e Pajuçara, Ponta Verde tem um mar inacreditável.
Do Hotel Meridiano, aliás, onde ficamos hospedados, há um visual cinematográfico para toda a orla de Maceió.
O mar é tão verde como as melhores praias de Alagoas, mesmo as mais distantes e reservadas. Ponta Verde faz a gente acreditar que natureza e urbanidade podem conviver numa boa.
Todo esse cenário tem ainda belos coqueiros à beira-mar, vários lugares instagramáveis para tirar fotos e uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil.
Aos domingos, a orla de Maceió é fechada para carros e aproveitar a praia fica ainda mais gostoso. Com vários restaurantes e muito movimento, Ponta Verde vira um grande parque de lazer para os maceioenses. Para nós, turistas, também vale super a pena aproveitar.
Na maré baixa, o mar fica super tranquilo e é possível caminhar até bem perto do Farol de Ponta Verde. Na maré alta, o mar ganha coloração ainda mais intensa.
Você também pode curtir o visual da praia e das piscinas naturais a partir do Marco dos Corais, uma estrutura que construída há pouco tempo, mas que garante visuais incríveis para o mar.
5 – Praia de Japaratinga, Japaratinga
- Distância: 2h de Maceió
Na maré baixa, é possível caminhar por cerca de 500 metros mar adentro, sem afundar. A Praia de Japaratinga possui várias formações de corais, e a quantidade de piscinas naturais é muito grande, por isso muita gente acaba optando pelo passeio até as piscinas naturais aqui ao invés de Maragogi.
Em Japaratinga, os passeios são mais baratos e menos concorridos.
Além de uma alternativa de belezas naturais para quem busca mais tranquilidade do que sua vizinha Maragogi, Japaratinga também tem opções de pousadas caprichadas. Por conta disso, acaba sendo uma das melhores alternativas de hospedagem no litoral norte de Alagoas.
Em 2023, nós ficamos hospedados no Japaratinga Lounge Resort, um resort all inclusive premium considerado o melhor resort do Brasil. A qualidade é realmente impecável, e ainda nós tivemos a oportunidade de ficar hospedados numa área nova do resort. Nossa suíte tinha até uma chopeira dentro do quarto. Adoramos.
Além da praia central de Japaratinga, existem mais quatro praias até a foz do rio Manguaba e um coqueiral de tirar o fôlego.
E vale também dar um pulinho na Croa de São Bento, que fica em Maragogi, mas quase na divisa com Japaratinga.
Vale super a pena dar uma chance às praias de Jarapatinga e elas entram fácil nessa lista das melhores praias de Alagoas. Assim como nós, você não irá se arrepender.
Paraíso ao lado de Maragogi:
O que fazer em Japaratinga
6 – Praia de Barra Grande, Maragogi
- Distância: 2h10 de Maceió
A Praia do Centro de Maragogi não está entre as minhas preferidas em Alagoas. Muito cheia, acaba ficando bem longe da ideia que eu tenho de um lugar paradisíaco.
Por isso, vale a pena seguir para as praias ao norte de Maragogi, bem mais tranquilas e ainda mais bonitas.
A Praia de Barra Grande é uma das que possuem melhor infraestrutura de pousadas e restaurantes. É lá que fica também o famoso Caminho de Moisés, uma faixa de areia que avança mar adentro, como se o mar estivesse abrindo para os turistas.
Infelizmente, o maior problema dessa praia é o excesso de barcos e lanchas, que atrapalham um pouco o banho de mar.
Mas não deixe de fazer o passeio até as piscinas naturais de Maragogi. Um dos pontos de partida é o Casa da Praia Lounge e Pizzaria (que cobra um day-use de R$ 30,00). Mas antes disso, consulte a tábua das marés para saber o melhor dia e horário para fazer o seu passeio.
Tudo o que você precisa saber sobre as
Piscinas Naturais de Maragogi
7 – Praia de Barra de São Miguel, Barra de São Miguel
- Distância: 40 min de Maceió
Pensar em Barra de São Miguel apenas como um ponto de partida para ir até a Praia do Gunga é desperdiçar uma das melhores praias de Alagoas. Separada de Gunga pela Lagoa do Roteiro, a Barra de São Miguel possui uma grande piscina natural formada na maré baixa, ideal para crianças.
De lá, saem passeios em pequenos barcos até as barreiras de corais, onde é possível ver a rica vida marinha, e também um banco de areia com mesas e bar flutuante.
A estrutura de Barra de São Miguel é simples, com poucas pousadas e restaurantes. Na nossa opinião, compensa mais fazer um bate-volta a partir de Maceió do que ficar hospedado por lá.
Como a praia costuma ficar um pouco cheia, uma alternativa para aproveitar melhor é pagar um day-use. Entre os destaques, tem o Praerô (day-use de R$ 65,00) e o Restaurante Life Beer (barraca de praia).
Leia mais sobre
Barra de São Miguel e as praias do litoral sul de Alagoas
8 – Praia do Patacho, Porto de Pedras
- Distância: 2h10 de Maceió
O belo coqueiral, o mar esverdeado e o acesso sem muitas construções, atraem boa parte dos visitantes à procura de uma praia idílica.
É certo que a fama da Praia do Patacho, já considerada uma das melhores praias do Brasil, impede que o lugar esteja deserto como em outros tempos. As casas de veraneio e várias pousadas pé na areia já começaram a invadir o lugar. Mas as belezas naturais ainda são as mesmas.
A Praia do Patacho ganhou em 2023 o selo Bandeira Azul, uma certificação internacional de praias que atendem critérios de segurança e sustentabilidade.
Situada em Porto de Pedras, na Rota Ecológica (como é denominada a estrada que percorre boa parte das praias do litoral norte de Alagoas), Patacho é uma das praias mais próximas da foz do rio Manguaba.
Em Porto de Pedras, vale também visitar a Praia de Lages, vizinha a Praia do Patacho, visitar o centro e fazer o passeio de jangada até as piscinas naturais.
Você sabia que na Praia do Patacho tem uma linda capela à beira mar. É a Capela de São João Batista do Patacho, muito utilizada para casamentos e ensaios fotográficos.
Nós ficamos hospedados na charmosa Pousada Aldeia Beijupirá, que fica na Praia de Lages, vizinha ao Patacho.
Saiba mais o que fazer em
Porto de Pedras: Praia do Patacho, Praia de Lages e Projeto Peixe-Boi
9 – Praia de Ipioca, Maceió
- Distância: 40 min do centro de Maceió
Quase nos limites ao norte da cidade de Maceió, a Praia de Ipioca tem como principal atrativo a Hibiscus Beach Club. A barraca de praia fica dentro de um condomínio fechado, de frente para um trecho paradisíaco da Praia de Ipioca.
Na nossa primeira visita, num sábado, encontramos a barraca lotada. Tivemos que voltar numa segunda oportunidade, dessa vez num dia de semana.
Além da praia, é lógico, o que mais atrai as pessoas até Ipioca é a própria estrutura da Hibiscus. O lugar conta com amplo restaurante, DJ e música ao vivo, piscina, lounge e muitos ambientes de gazebos, espreguiçadeiras, bancos acolchoados e redário de frente para o mar verde esmeralda de Ipioca. Essa harmonia entre natureza e sofisticação conquista a grande maioria dos turistas e dos próprios alagoanos.
No fim de semana, procure chegar cedo para não encontrar a barraca e o estacionamento lotados. Para usufruir dessa mordomia, é preciso pagar um day use, que inclui a entrada e estacionamento (R$ 100,00, ref.: dez/2023).
Dentro do beach club, bebidas e refeições são pagas à parte, mas possuem preços razoáveis. Um lugar perfeito para quem não abre mão de conforto à beira-mar.
Há também uma estrutura mais sofisticada, o Espaço Lounge, que cobra um valor de R$ 800,00 (mais o valor do day use) e comporta até 10 pessoas.
Para quem não quiser pagar o day use, há um acesso lateral para a praia, gratuito. Mas obviamente, você não terá acesso às comodidades do beach club, que é o grande atrativo do lugar.
Confira também:
TOP 10 Melhores Praias da Bahia
10 – Praia do Francês, Marechal Deodoro
- Distância: 35 min de Maceió
Para quem não gosta muito de movimento, chegar na Praia do Francês pode assustar um pouco. Restaurantes à beira-mar, barraca de praia, música alta, ambulantes e até flanelinhas traduzem um dos lugares mais famosos e movimentados do litoral de Alagoas.
A Praia do Francês é bastante democrática. A excelente infraestrutura atrai bastante gente, que fica no lado esquerdo da praia. Na maré baixa, uma enorme piscina natural transforma o lugar ainda mais convidativo para famílias e casais.
No lado direito da praia, basta caminhar um pouco para encontrar uma área da praia bem mais deserta, com uma linda faixa de coqueiros que se estende até Barra de São Miguel. Há relatos de pessoas que foram assaltadas na Praia do Francês, vale ficar atento.
Infelizmente, encontramos muita sujeira na areia, o que acabou prejudicando um pouco a imagem que tivemos do lugar. Mesmo assim, entrou na nossa lista das melhores praias de Alagoas e vale super a pena conhecer. E, definitivamente, levar seu lixo embora.
À noite, a Praia do Francês também tem uma estrutura muito boa, com destaque para a iluminada La Rue, onde se concentram a maior parte dos restaurantes de lá.
Leia mais sobre
Praia do Francês
Outras Praias de Alagoas
Praia do Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio
Apesar de entrar em várias listas das melhores praias de Alagoas, eu considero que a Praia do Carro Quebrado não vale o esforço. O acesso é complicado. Não arrisque ir de carro próprio (mesmo com guia), para evitar perrengues. É preciso contratar um guia local e ir de buggy.
Praia da Ponta do Mangue, Maragogi
É a última praia do litoral norte de Alagoas, quase na divisa com Pernambuco. Também oferece passeio às piscinas naturais e na maré baixa, é possível ir caminhando vários metros mar adentro.
Um passeio imperdível é a fazer a Expedição de Bike Aquática por lá. O passeio guiado inclui o trajeto até as piscinas naturais de Ponta do Mangue e também algumas explicações sobre a natureza do local. Imperdível.
Praia do Xaréu, Maragogi
Também conhecida como Praia da Bruna, não tem acesso para carros, a praia acaba sendo mais deserta e privativa. Possui uma faixa de coqueiros belíssima (infelizmente cercada com arame farpado, que invade até mesmo trechos da praia) e na maré baixa, surgem várias piscinas naturais e bancos de areia.
Leia mais sobre nosso roteiro Alagoas de 7 a 10 dias
Nota: A Pousada do Alto e o Gungaporanga Hotel foram parceiros desse projeto.
Confira também:
Top 10 – Melhores Praias do Brasil
Top 10 – Melhores Praias do Nordeste Brasileiro
Outros Blogs:
As Melhores Praias do Litoral Alagoano no Viajante Comum
Miniguia de Praias: Maceió e Rota Ecológica no Viaje na Viagem
84 Comentários
Fala meu brother parabéns pelo pelo site, show de bola o conteúdo.
Vou como tantos outros pedir um help.kkkk
Mais pelo forma que descreveu seu roteiro não teria como deixar de solicitar a você um auxilio neste sentido.kkk
Nossa viagem será de chegada em um sábado de manhã e retornando no domingo seguinte a tarde, desembarco e embarco em Recife, e gostaria de conhecer as praias de Pernambuco e de Alagoas, será eu minha esposa e dois filhos 5 e 10 anos, o que voce me recomendaria ?
Desde já o nosso muito obrigado pela atenção dispensada. Forte abraço sucesso em 2018.
Oie, já cancelei Paripueira, pensei a mesma coisa em ir de Maceió, caso queira muito conhecer. Em Recife vou ficar praticamente 1 dia e meio pois meu vôo chega as 9:00 e saio para PDG dia seguinte 12;30, até que dá pra aproveitar um pouco.
Tamandaré já paguei, então não tem mais como cancelar..rss
Espero que dê tudo certo. Obrigada!
Oie, tudo bem? Adorei muito seu post. Vou fazer um roteiro parecido com uma amiga, mas estaremos sem carro. Infelizmente não da pra aproveitar tanto, mas vamos conhecer algumas praias para ver qual vale a pena voltar na próxima e conhecer outros que não conseguiremos. Ficou assim : 1 noite Recife, 3 Porto de Galinhas, 1 Tamandaré(Carneiros), 3 Maragogi, 1 São Miguel dos Milagres, 1 Paripueira, 3 Maceió(pretendo conhecer a Olra de Jatiuca/Ponta Verde e Pajuçara , depois Gunga /Frances /Barra). Estou na dúvida se mudo para 2 noites em São Miguel e esqueço Paripueira por conta da maré. Vamos perder o melhor horário mudando de um lugar para outro. O que vc faria?? Me ajuda..rsss
Oi, Melissa. Nós já fizemos algumas dessas praias sem carro, e a região que talvez você encontre um pouco de dificuldade seja São Miguel dos Milagres. Nesse caso, opte por ficar em Porto da Rua, que é o lugar que possui maior quantidade de restaurantes que dá para ir a pé. Sobre o seu roteiro, eu dispensaria mesmo o pernoite em Paripueira, você pode tentar incluir a partir de Maceió. Esses pernoites de apenas 1 noite são bem complicados, porque você perde tempo arrumando malas, fazendo check in/check out, etc. Então só recomendo mesmo para lugares que você queira muuuuuuuito passar uma noite no lugar. Então avalie direitinho esse pernoite em Recife (você pode ir direto para Porto de Galinhas e depois fazer um bate-volta para Recife) e em Tamandaré (idem, principalmente porque parece que a locomoção lá sem carro também é complicada). Abraços.
Oi Fabio!
Meu marido achou o seu blog no Google e de tudo que ja li sobre Maceió, o seu conteúdo é o mais completo! 🙂
Estamos planejando uma viagem para lá em abril, de uma semana (5 dias na cidade, se tirarmos os dias perdidos com a chegada e partida). Tenho um filho pequeno (1 ano e meio) e por isso preferimos nos hospedar na cidade mesmo para evitar longas viagens de carro. Mas pelo menos um dia, gostaria de ir visitar as praias mais afastadas, de preferencia as de mar calmo. Pensei em ir para o litoral sul, pq pelo Maps me pareceu ser mais próximo/menos tempo de viagem. Estou considerando ir em Barra de São Miguel e na Praia do Gunga. Se der tempo, pensei em tirar um dia pra ir ao Norte visitar Paripueira.
Você recomenda? Ou acha que é muita coisa pra fazer em poucos dias? rs
Um abraço e mais um vez parabéns pelo site!
Oi, Narda. Muito obrigado pela visita e comentário, ficamos felizes em saber que vai ajudar vocês. Sobre o seu roteiro, eu acho em 1 dia você faz o passeio até o litoral sul (Barra de São Miguel e Praia do Gunga são praias vizinhas, você consegue fazer no mesmo dia) e 1 dia você pode ir até Paripueira, que será o lugar mais próximo de Maceió onde vocês podem ter experiência com piscinas naturais. A barraca Mar & Cia, lá em Paripueira, tem uma estrutura muito legal e o day-use é baratinho. E sobram ainda 3 dias para vocês aproveitarem Maceió tranquilamente. Abraço grande e aproveitem!
#eita, quanto lugar bonito! :-O Penso nesse frio alemão e só consigo me imaginar em um desses paraísos. Está aí uma viagem que precisamos fazer.
Praia sempre é bom, né? Mas essas de Alagoas são absolutamente imperdíveis
Meninos queridos, esse post eh SACANAGEM! Estou aqui batendo os dentes de frio e morrendo de vontade de me teletransportar para Alagoas! Eu e a Fabia estavamos pensando qual destino do Brasil visitaremos ano que vem, e por mim ja esta decidido: Alagoas! Amei a foto da Praia do Patacho, alguma coisa nela me chamou… Como sempre post espetacular e fotos impecaveis!
Confesso que eu também ficaria muito na dúvida de qual lugar escolher se fosse vocês, mas Alagoas é sensacional. Vocês vão amar. Obrigadão pelo comentário.
Ai que delícia esse post! Me fez relembrar um Reveillon que passei em Maceió, em 2011. Só consegui conhecer as praias do Gunga, Ipioca e Francês. Morro de vontade de voltar pra conhecer as outras! Fui no Hibiscus também, uma delícia! Não sei se foi sorte ou se não era tão conhecido, mas em pleno fim de ano, não estava tão cheio!
Que ótimo, Marianne. Acho que o Hibiscus ficou mais conhecido os últimos anos, aliás o litoral de Alagoas de uns dois anos para cá ficou bem disputado. Abraços.
Uauuu, já me convenceu! Quantas praias lindas. Realmente deve ser difícil escolher a mais bonita. Adorei a seleção e já favoritei para uma futura viagem! Parabéns pelo post.
Muito obrigado Cristina, aproveite quando for para lá. Abração.
Preciso voltar urgentemente a Alagoas! Estive em Maceió em 2010 e vendo essas fotos me deu vontade de voar para lá. Só praias maravilhosas! Amei o post!
Que delícia né, Viviane. É um litoral incrível, estivemos em 2011 e estávamos desde então sonhando em voltar. Beijos.
Boa noite. Vi que se hospedaram no Merediano e como me hospedarei por 10 dias lá com minha familia em Dezembro gostaria de um feedback alem dos que já lemos no trip etc. Obrigado e parabens pela matéria.
Olá Marcelo. Gostamos bastante do hotel, o único senão é que um dos elevadores estava em reforma então aumentava um pouco o tempo de espera, mas acredito que já deva ter terminado. Fora isso, o atendimento, quarto, piscina e o café da manhã são muito bons. Abraços e boa viagem!