Nosso roteiro pela Provence, no sul da França, continua. O show de luzes do Carrières de Lumières era um dos lugares que eu estava mais ansioso para conhecer.
Como em geral acontece com os viajantes, muitos dos nossos desejos de viagem nascem através da experiência de outros leitores, e a minha vontade de conhecer esse lugar veio depois de uma foto da Fabi do Loucos por Viagem.
E eu já sabia que seria uma das experiências mais incríveis desse trecho na Provence. A experiência não nos decepcionou. Uma pena que, em função do tempo, só tenhamos tido tempo mesmo de visitar o Carrières e não conseguimos ir até a cidade de Baux-de-Provence, onde essa atração está localizada.
Como em geral acontece com os viajantes, muitos dos nossos desejos de viagem nascem através da experiência de outros leitores, e a minha vontade de conhecer esse lugar veio depois de uma foto da Fabi do Loucos por Viagem.
E eu já sabia que seria uma das experiências mais incríveis desse trecho na Provence. A experiência não nos decepcionou. Uma pena que, em função do tempo, só tenhamos tido tempo mesmo de visitar o Carrières e não conseguimos ir até a cidade de Baux-de-Provence, onde essa atração está localizada.
Provence: Carrières de Lumières
15 Fotos Incríveis do Show de Luzes e Arte em Baux-de-Provence
Imagine-se caminhando em um museu, cercado de obras de Michelângelo, Rafael e Leonardo da Vinci. Seja no Museu do Louvre ou nos Museus do Vaticano, é possível ver algumas das obras originais desses artistas geniais.
Agora também tente imaginar essas obras de arte projetadas em paredes gigantescas, que absolutamente cercam você e te jogam para dentro dessas peças incríveis. A projeção não se restringe apenas às paredes, mas também ao chão e ao teto.
A experiência é ainda mais enriquecida por uma impactante trilha sonora.
Impossível não se emocionar com a experiência de conhecer o Carrières de Lumières, esse show de luzes e música que fica no coração da Provence, em Baux-de-Provence.
2 – Obras renascentistas foram o destaque de 2015 no Carrières de Lumières |
História do Carrières de Lumières
A região de Baux-de-Provence é conhecida pela extração da bauxita, uma pedra que se assemelha ao calcário pela tonalidade clara. Com a crescente demanda por essa pedra branca e que foi usada na construção do Castelo de Baux-de-Provence, a região onde se encontra o Carrières começou a ser explorada por volta do século XIX.
Essa exploração da bauxita e do calcário caiu com o surgimento de novas matérias primas para construção, como o aço e o concreto.
Em 1959, o diretor francês Jean Cocteau resolveu filmar ali no espaço o clássico “O Testamento de Orfeu” (filme em que ele próprio atua em conjunto com seu amante, Jean Marais).
3 – A Entrada de Picasso, onde foi filmado o filme de Jean Cocteau |
O espetáculo de luzes e música inspirado pelo cinema de Cocteau começou a surgir somente em 1977, mas foi somente em 2012 que o espaço ganhou uma programação fixa com o conceito do AMIEX® (Art & Music Immersive Experience).
Os primeiros artistas exibidos no espaço foram Gaughin e Van Gogh, em 2012.
Em 2013, foi a vez de Monet, Renoir e Chagall. Em 2014 foi a vez de Gustave Klimt e a obra de outros artistas de Viena.
E em 2015, finalmente, os Gigantes da Renascença: Michelângelo, Leonardo da Vinci e Rafael, com mais de 500 mil visitantes.
4 – Gigantes da Renascença ocuparam o Carrières em 2015 |
De março de 2016 a janeiro de 2017, são as obras de Marc Chagall que ocupam o espaço.
Como funciona o Carrières de Lumières
O conceito do AMIEX está baseado em 100 projetores que ocupam mais de 6.000 metros quadrados de espaço. Cada um dos 100 servidores projeta imagens diferentes, que visam preencher todo o espaço da pedreira. A qualidade é superior a um Full HD, graças a tecnologia de cabos de fibra ótica.
– Área Total: 5000 m²
– Total de área para projeção (incluindo paredes, colunas, chão e teto): 7000 m²
– Altura da Projeção: de 6 a 14 metros
– Duração do Show: 35 minutos
– Número de Imagens exibida: cerca de 3000 imagens
5 – 7.000 metros de área projetada |
O espaço
O espaço está dividido em algumas áreas:
– Salão de Dante: é onde as projeções são realizadas, em uma sala ampla com colunas de até 9 metros de altura. A sala avança 60 metros para dentro da montanha.
6 – O salão de Dante, onde ocorrem as projeções, avança 60 metros montanha adentro |
– A Entrada de Picasso: essa ampla área aberta de 10 metros de largura e 20 metros de altura foi usada como cenário do filme de Jean Cocteau e hoje é usada para espetáculos.
– Sala de Projeção: o filme de Jean Cocteau e entrevistas com os envolvidos são exibidas aqui.
– Salão de Cocteau: usado para exposições.
– Salão de Van Gogh: usado para fazer lanches e tomar bebidas. Futuramente abrigará uma sala de chá.
7 – Espaços do Carrières de Lumières e suas paredes de bauxita |
Fotos Incríveis do Carrières de Lumières
8 – Um tapete de imagens preenche os olhos dos visitantes |
9 – Cores impressionam os visiantes: a projeção é em alta qualidade graças a tecnologia de fibra ótica |
10 – Incríveis cores no Carrières de Lumières |
11 – Nesse momento da projeção, aparentemente estamos mesmo dentro de um imenso museu |
12 – As obras dos grandes artistas se sucedem em velocidade e intensidade fascinantes |
13 – A proposta do AMIEX é uma imersão artística e musical na arte apresentada |
14 – Obras de arte são projetadas nas paredes, no chão e no teto de uma pedreira: uma experiência inesquecível |
FICHA TÉCNICA:
Passeio: Carrières de Lumières
Direção: Baux-de-Provence
Direção: Baux-de-Provence
Produção: € 12 (existe bilhete combinado com o Castelo de Baux-de-Provence por € 18). O horário de funcionamento é das 10h às 18h, com horário estendido no verão. É preciso chegar 1 hora antes do horário de fechamento.
Fotografia: Fabio Pastorello e Cleber Alcantara
Fotografia: Fabio Pastorello e Cleber Alcantara
O melhor: O mirante possui diferentes ângulos para a cidade, mas o mais impressionante mesmo é contemplar a Pedra de Gávea de perto
O pior: Evite os fins de semana, quando a rampa de asa delta fica muito cheia. Para a trilha o movimento não interferiu muito, já que a área no topo é bastante ampla
Ano: 2015
País: Brasil
Avaliação: ★★★★★
15 – Entrada do Carrières de Lumières |
Fonte:
Carrières de Lumières – Site Oficial
Destino Provence: Imperdível em Baux-de-Provence
Sugerimos a leitura: Provence: As Calanques de Marselha e Cassis
Europa em 30 Dias: Roteiro pela França e Itália
© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.
Essa página contém links para sites afiliados ao Viagens Cine. Não nos responsabilizamos por empresas, hotéis ou anúncios exibidos nesse site.
2 Comentários
Olá! Gostaria de saber se é fácil comprar o bilhete de entrada na hora da visita. Obrigada!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.