Quais as melhores praias de Búzios? Desde minha primeira viagem para lá, o que mais me encantou foi o litoral entrecortado, que produz praias dos mais diferentes tipos.
Cada praia em Búzios é de um jeito. Tem uma (ou duas) em forma de ferradura, tem algumas praias tão pequenas que a faixa de areia quase some (e isso não quer dizer que a praia não seja incrível), tem praias extensas e planas e outras, finalmente, possuem o mar tão tranquilo e transparente que mais parecem uma piscina.
É isso aí, é só dar uma olhada no mapa de Búzios para ver todos esses pedacinhos bem legais de um paraíso.
Sou suspeito para falar de Búzios, mas descontem minha paixão pelo destino e vejam aqui minha relação das melhores praias da cidade.
As Melhores Praias de Búzios
Confira uma lista e como chegar nas melhores praias de Búzios
1 – Praia da Azeda / Azedinha
Você já viu aqui no blog que as Praias da Azeda e Azedinha são alguns dos programas imperdíveis no centro de Búzios e também estão entre as praias mais bonitas do Estado do Rio de Janeiro, na nossa humilde opinião. Elas fazem parte do grupo das praias pequeninhas de Búzios. E difícil separar as duas, por favor. Se chegar na escadinha para a Praia da Azeda, não deixe de dar um pulinho na Azedinha, onde o mar calmo e a água transparente formam quase uma piscina natural. Nos dias mais cheios, porém, a faixa de areia fica concorridíssima e às vezes fica até difícil conseguir um lugar no mar.
Como Chegar: Caminhando a partir da Orla Bardot, você passa pela Igreja de Sant’Anna, atravessa a Praia dos Ossos e chega finalmente na Praia da Azeda. Aproveite.
Leia mais em:
O que fazer em Búzios
2 – Praia do Forno
Aqui no blog, você já conferiu o roteiro por algumas praias mais selvagens de Búzios. Entre essas praias mais selvagens, que se caracterizam por não terem construções no seu entorno e também por serem menos conhecidas, está a deliciosa Praia do Forno. Por conta de ser pequena e escondidinha, é uma praia mais reservada. A areia possui tons avermelhados, há uma pequena gruta e o mar tem cores e transparência incríveis. Como nem tudo é perfeito, a água do mar está entre as mais geladas de Búzios.
Como Chegar: A partir da Avenida do Forno, uma transversal da Estrada da Usina Velha, uma das principais vias que atravessam Búzios. Você pode ir de carro ou também
dá para ir caminhando a partir do centro, em cerca de 20 minutos dá para chegar lá.
Sugerimos a leitura:
Roteiro pelas Praias Selvagens de Búzios
3 – Praia de Geribá
A Praia de Geribá é maior praia de Búzios, e também uma das mais movimentadas. A longa faixa de areia abraça todo o tipo de público, mas os que se destacam são os surfistas, no mar cheio de ondas.
Como Chegar: Como a praia é extensa, há muitos lugares para estacionar. O canto esquerdo é um pouco mais difícil, por conta da proximidade com a Praia da Ferradura e por ser área como menos ruas.
4 – Praia de João Fernandes / João Fernandinho
Logo que você chega na Praia de João Fernandes, encontra um mirante em que é possível visualizar toda a praia. As cores do mar são incríveis, não é a toa que essa praia fica tão lotada. Mas para quem quer conferir uma praia ainda mais bonita e reservada, a dica é ir até a Praia de João Fernandinho, somente acessível após uma escadaria de algumas dezenas de degraus. Vale a pena. Seja se você escolha a João Fernandes ou a Fernandinho, o cenário é perfeito. Uma dica também é pegar um passeio de buggy a partir de lá, que percorre algumas das praias e mirantes de Búzios, um programa bem legal.
Como Chegar: Siga pela Estrada da Usina Velha até o final e você irá encontrar a Praia de João Fernandes. É uma das praias de acesso mais fácil de Búzios.
Vale conferir:
Passeio de Buggy em Búzios
5 – Praia Ferradurinha
Olha só a pedaginha. A Praia Ferradurinha não fica perto da Praia da Ferradura, e sim próximo da Praia de Geribá. Mas até guarda algumas semelhanças, além do nome. O mar tanto na Ferradura como na Ferradurinha é bem tranquilo, mas as águas aqui são bem mais limpas. A praia é ótima para prática de esportes aquáticos, como andar de caiaque ou SUP. Só se prepare pois a água do mar é bem gelada.
Como Chegar: Vá até o canto esquerdo da Praia de Geribá e de lá siga as indicações (por uma rua estreita) até a Ferradurinha. Qualquer coisa é só pedir informação. Não há lugar para estacionar perto da praia, mas há alguns estacionamentos próximos.
6 – Praia Brava
Chega de mar tranquilo, na Praia Brava o nome não foi dado à toa. O mar é bem violento, mas produz um dos cenários mais lindos e cinematográficos de Búzios. Do lado direito fica a faixa de areia e o mar verdinho, que pode ser avistado do alto do morro que dá acesso à Praia de Olho de Boi. Do lado esquerdo nem tem praia, mas é onde a paisagem de pedras, montanha e mar forma uma paisagem de tirar o fôlego. No centro, em um gramado debruçado sobre o mar, foram criadas várias barracas de praia sofisticadas onde é possível contemplar todo esse cenário com uma boa infraestrutura.
Como Chegar: A praia é de fácil acesso e possui uma boa quantidade de vagas para estacionar bem pertinho.
7 – Praia Olho de Boi
A Praia Olho de Boi preenche a cota das praias bem pequenas mas imperdíveis de Búzios. Esse pedacinho que você está vendo na foto é a praia inteira, reservada para os naturistas, mas mesmo para quem não é nudista, dá muito bem para se sentir no paraíso. Só prefira ir nos momentos de maré baixa, pois o mar lá não é muito calmo não, o que dificulta aquele mergulho caso você queira esconder um pouco a sua sedutora nudez. É bastante frequentada pelo público LGBT.
Como Chegar: O acesso é por trilha, a partir do canto direito da Praia Brava. É preciso subir e descer um morro que separa as duas praias. O morro pode ser meio escorregadio, portanto evite nos dias de chuva.
Entre as outras praias que não estão entre as minhas preferidas, mas que também são bastante visitadas, estão a Praia da Tartaruga, a Praia da Ferradura e a Praia da Foca. Vale a pena conferir também.
Assista nosso vídeo no YouTube com as imagens das melhores praias de Búzios.
Confira outras listas no blog: As Melhores Praias de Arraial do Cabo
11 Comentários
Adorei esse blog, qual a praia me indica para criança de 4 anos com mar mais calmo? e uma pousada que eu possa ir a pé para a praia?
Parabens pelo blog. Estamos indo para uma semana em Buzios e gostamos muito! Obrigada pelas dicas! Abs
Boa tarde!! Estou indo para essa região agora em novembro, onde é mais tranquilo pra ficar com criança de 4 anos búzio ou arraial do cabo?
Muito legal suas dicas Fabio. Não conheço a região e tenho algumas duvidas. Não sei se consegue me ajudar.
– Estou em SP e uma das duvidas e se para chegar a região pego a linha amarela ou vermelha. Tem alguma opção de fugir destas rotas?
– Queria um hotel que ficasse em uma praia boa para criança (4 anos), indica algum?
– Reza a lenda que esta região a agua é gelada independente da praia, procede? Não tem nenhuma em temperatura normal rs?
Desculpe tantas duvidas, obrigada!!!
Oi, Cilene. Obrigado pelo comentário. Vamos lá para as suas perguntas:
– Para chegar até lá de SP, é preciso passar pela cidade do Rio de Janeiro. A alternativa pelo interior aumenta o tempo de viagem em mais 4 horas. Minha dica é evitar viajar no período da tarde e noite, quando a possibilidade de congestionamento é maior, e justamente quando acontecem os problemas de segurança. Coloque a rota no GPS para verificar o melhor caminho, mas em hipótese nenhuma desvie da via principal.
– Sobre o hotel em Búzios, nós ficamos na Pousada Bucaneiro e adoramos, tem uma piscina bem legal e também piscina para crianças (https://mydiamondcenter.com/2015/09/onde-ficar-em-buzios-pousada-bucaneiro.html)
– As águas são um pouco geladas sim, a variação é muito pequena. Mas a Praia da Ferradura pode ser uma boa, ela fica numa enseada fechada então tem menos contato com o mar aberto.
Abração e boa viagem!
Muita boas dicas obrigado!!
Rodrigo Andres Cuesta Hernandez
Obrigado Rodrigo. Abraço grande!!!
obrigado pelas dicas.
Obrigado por seu comentário Francisco.
Que legal, fico feliz que pudemos ajudar. Abraços.
Estou indo pra Búzios com minha esposa e os posts sobre o local me ajudaram muito a escolher onde queremos ir…